Campeonato Paranaense: governo anuncia novas medidas restritivas

O Governo do Paraná anunciou a implantação de medidas restritivas em sete regiões do estado por 14 dias, a partir desta quarta, para conter o avanço do Coronavírus. Com isso, Athletico, Coritiba, Paraná, Cianorte, FC Cascavel e Londrina terão os treinos suspensos. Essa decisão pode atrasar a retomada do Campeonato Paranaense.

As medidas anunciadas pelo Governo nesta terça incluem a Região Metropolitana de Curitiba, o que, agora sim, afeta Coritiba e Paraná Clube.

Outras seis regiões também estão na lista, o que atinge Londrina (que ainda tem realizado só treinos online), FC Cascavel e Cianorte.

Antes, apenas a Prefeitura de Curitiba tinha imposto restrições. Com isso, só o Athletico, único clube que tem o CT na capital, não podia realizar treinos presenciais. Coritiba e Paraná treinavam normalmente, já que o CT da Graciosa fica em Colombo, e o Ninho da Gralha, em Quatro Barras.

O Athletico e o Coritiba, por exemplo, já realizavam treinos em pequenos grupos de jogadores, o que, a partir de agora, passa a ser proibido. O Furacão, inclusive, teve oito profissionais diagnosticados com Covid-19 nesta semana. Antes, o Coxa já tinha registrado dois casos.

O decreto do Governo, divulgado pouco depois da coletiva, “suspende o funcionamento das atividades econômicas não essenciais pelo prazo de 14 dias”. Um artigo cita, entre outros, “shopping centers, galerias comerciais, comércios de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estético, academias de ginástica e clubes”.

Cada prefeitura pode ou não seguir as orientações do Governo. Ratinho Junior, porém, disse já ter conversado com prefeitos de cidades maiores e que eles estão de acordo com as novas medidas.

– É um decreto que é uma determinação. O STF deixou claro que a decisão municipal também tem seu peso, mas liguei para as cidades maiores e falei com os prefeitos e com os presidentes das regionais. O decreto será acompanhando pelos prefeitos – afirmou o governador.

O Governo decidiu anunciar as restrições por conta do avanço da Covid-19. Só nesta terça-feira, o Paraná registrou 36 novas mortes e 1.536 novos casos. Ao todo, o estado soma 626 mortos e 22.623 casos confirmados da doença.

Não estamos fazendo lockdown. O lockdown é uma medida extrema quando você fecha tudo. Nós estamos aplicando uma quarentena mais restritiva em algumas regiões, onde a curva está muito fora do controle normal

Explicou Ratinho

Fonte – GloboEsporte.com (Curitiba)

Paranavaí 1º/07/2020

Compartilhe: