“Caminho da Fé” com 17 ciclistas de Paranavaí

Inspirado no Caminho de “Santiago de Compostela”, o “Caminho da Fé” com destino a Aparecida do Norte/SP será feito por 17 ciclistas paranavaienses de 15 a 22 de novembro de 2020.

A viagem seria neste mês de setembro, mas a pandemia da Covid-19, fez o grupo mudar a data.

O “Caminho da Fé” é uma rota brasileira de peregrinação em meio à natureza capaz de fascinar tanto fiéis como os céticos, que procuram à paz interior ou querem somente fazer uma agradável viagem de bicicleta. 

O “Caminho da Fé” se notabilizou como uma versão nacional do “Caminho de Santiago de Compostela”, trajeto de peregrinos de 800 quilômetros que vai da fronteira da França até Santiago de Compostela.

ROTEIRO

Saindo de Águas da Prata/SP, são 312 quilômetros da trilha, atravessando vilarejos, rios, cachoeiras e bosques em meio às belas paisagens Serra da Mantiqueira, que liga ao Santuário religioso de Aparecida/SP, embora boa parte do itinerário seja feito em Minas Gerais, que é um convite para meditação e admiração. Um caminho que integra o verdadeiro tipo do interior do Brasil, religioso e hospitaleiro, acompanhado sempre de cenas tipicamente rurais, com rebanhos de gado congestionando a estrada, cachorros vira-lata latindo para proteger pequenas propriedades e muita, mais muita subida (quase 8 mil metros de desnível acumulado), certamente um caminho inesquecível.

Em cada viagem o participante tem um objetivo diferente: religioso, turístico ou esportivo. O principal é aproveitar cada dia de viagem, em nosso caso, curtir bastante cada dia de pedalada e a paisagem do caminho que é maravilhosa.

Serão mais de 300 km, dos quais aproximadamente 250 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

A Credencial é um documento que o peregrino retira na cidade onde inicia sua trajetória. Esse documento deve ser carimbado nas pousadas ao longo do trajeto, e apresentado na Secretaria da Basílica de Aparecida para recebimento do Certificado de Conclusão.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

Os ciclistas que devem participar deste longão são: Ronny Belmonte, Valmir Trentini, Valdir dos Santos, Luciano Ricato, Edson Satin, Ivan Munhoz, Marcos Fazolin, Wesley Pereira, Nilton Souza, Marcos Pereira, Nei Dias, Clayton Ribeiro, Gustavo Perioto, Zolar Carvalho, Luciano Munhoz, Aluízio Fávaro e Herlon Paleo. Serão recepcionados por Tereza e Luciano Carneiro (guias).

SERRA DA CANASTRA

De 18 a 23 de setembro de 2019, um grupo de 10 ciclistas de Paranavaí participou da Cicloviagem Serra da Canastra.

Foram três dias pedalando, média de 80 km por dia, com altimetria média de 1.500 metros. Os paranavaienses saíram de São João Batista da Glória/MG passaram pela nascente do Rio São Francisco, Cascata da Anta, Parque da Serra da Canastra e algumas cidades históricas do estado de Minas Gerais.

Participaram desta Cicloviagem: Ronny Belmonte, Valmir Trentini, Valdir dos Santos, Luciano Ricato, Edson Satin, Ivan Munhoz, Marcos Fazolin, Wesley Pereira, Nilton Souza e Marcos Pereira. Lá também foram recepcionados por Tereza e Luciano.

PROGRAMAÇÃO

1º dia – Águas da Prata-SP à Ouro Fino-MG – 77 km

2º dia – Ouro Fino-MG à Estiva-MG – 70 km

3º dia – Estiva-MG à Luminosa-MG – 65 km

4º dia – Luminosa-MG à Campos Jordão (Pousada Santa Maria da Serra) – 60 km

5º dia – Pousada Santa Maria da Serra à Aparecida-SP – 40 km

Na foto em destaque, ciclistas que foram à Serra da Canastra.

Paranavaí 27/09/2020