MORRE O PROFESSOR E JORNALISTA “SAUL BOGONI”

Aos 72 anos, morreu na manhã deste sábado (9/5) o professor e jornalista Saul Bogoni. Ele estava internado na Santa Casa de Paranavaí há alguns dias após passar mal em casa. Chegou a ser noticiado que tinha contraído coronavírus, o que não se confirmou.

De família tradicional de Paranavaí, Saul Bogoni foi redator-chefe do jornal Diário do Noroeste, fundado por seu irmão, Euclides Bogoni.

Na função jornalística, alcançou o status de historiador, registrando grandes acontecimentos de Paranavaí. Montou um vasto material de arquivo da história de Paranavaí, desde sua colonização. Gostava da história de sua cidade.

Deixou o cargo de redator-chefe e passou a colunista político, mas sempre teve cargo de um dos diretores do Diário do Noroeste, ao lado do irmão Euclides, falecido há três anos.

Saul Bogoni era destacado professor de Português, com atuação no Colégio Estadual de Paranavaí. Era integrante da Academia de Letras de Paranavaí. Tinha também atuação na política local. Foi secretário de Educação do município e chefe do Núcleo Estadual de Educação.

Saul Bogoni era aposentado pelo Estado e deixou o Diário do Noroeste no ano passado, quando o jornal passou a ter nova administração.

Ele deixa a esposa Nicéia e dois filhos.

O velório ocorre na capela Santa Maria e o sepultamento é neste sábado às 16h30.

Por Valdinei Feitosa

09/05/2020 – Paranavaí