LELA, ÁRBITRO DE 11 FINAIS, E CAMPEÃO EM 19 COMPETIÇÕES

Marco Antônio Azevedo, o popular Lela, paranavaiense de 42 anos (nasceu 8/5/78), tem em seu currículo de árbitro, 11 finais, como atleta o que mais conquistou títulos pelo do time Estrela Vermelha FC, foi campeão 19 vezes, além de ter sido o capitão do time por mais tempo.

Lela reside no Jardim André Luiz e trabalha desde 1994 na empresa Estojotic, em Paranavaí. Como árbitro iniciou na quarta edição da Copa São José em 2013. Afirmou que começou a arbitrar porque gosta do futebol e julgava que iria sair bem.

O paranavaiense atuou em várias competições na região Noroeste, principalmente em Paranavaí como: Campeonato Varzeano, Taça Paranavaí, Taça Bem Bem, Copa Amizade, Campeonato Juvenil da Vila Operária, Campeonato de Nova Aliança do Ivaí e outros.

Lela foi o responsável por arbitrar 11 finais: seis da Copa São José, duas Copa Pioneiro, uma Copa Amizade, uma de Nova Aliança do Ivaí e uma Copa São Jorge.

“Em campo nunca tive problemas com atletas, graças a Deus, o respeito comigo e mútuo, pois, sou atleta do Estrela Vermelha desde 1992 na categoria Juvenil, hoje atuo na categoria Veterano. É irmão do técnico Cidão. Minha característica apitando o jogo e correr em cima do lance, você respeitando o atleta consegue respeito e tento levar o jogo na boa sem confusão. Não me considero enérgico, penso que ser enérgico não resolve nada, você tem que ganhar o atleta na confiança e não sendo grosso julgando que você é o dono da verdade, procuro ser humilde sempre”, falou Lela.

Ele falou que já foi convidado pelo presidente da Liga de Futebol de Paranavaí, Francisco Carneiro para integrar o quadro de árbitros, mas no momento prefere não aceitar.

Com a Covid-19, as competições estão paralisadas no Brasil, bem como em Paranavaí a Copa São Jorge onde Lela, pensa que essa pausa será prejudicial sim, mas quando acabar pelo menos no futebol amador será mais fácil a recuperação.

Lela em jogo da Copa S. Jorge de 2020

“No momento eu não estou fazendo nada, mas de vez em quando dou uma corridinha aqui no quadrado do lado de casa para não relaxar a forma física” disse o árbitro.

Como capitão foi campeão pelo Estrela Vermelha no: Varzeano, Taça Paranavaí, Peg Calce, Bem Bem, só não foi campeão Amador porque parou. Hoje é técnico da categoria Aspirante.

Lela analisa o futebol Amador da seguinte forma. “Penso que precisamos de mais de apoio no esporte Amador, porque o futebol de campo está ficando cada vez mais defasado, e se não tiver apoio não vai durar mais três anos. Antigamente dava 20 times em qualquer competição, hoje esse número chega a oito, é o retrato de como o futebol Amador está sendo tratado. Os bairros ganharam forças como as competições de futebol Suíço, como a Copa São José e São Jorge, ficaram fortes porque tem pessoas e que dão credibilidade, o que valorizam estas competições”.

08/05/2020 – Paranavaí