Quem é Ryan? Pivô de confusão está no Corinthians desde sub-11 e tem 21 minutos como profissional

O nome da classificação do Corinthians sobre o Universitário, do Peru, na terça-feira, 18/7, para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, foi o de Ryan Gustavo de Lima. Aos 20 anos, o garoto fez o gol da vitória alvinegra por 2 a 1, em Lima, e causou uma confusão generalizada.

Com apenas 21 minutos atuando nos profissionais do Corinthians nos dois jogos em que teve a oportunidade de entrar, Ryan ganhou os holofotes e despertou a curiosidade de parte da torcida que não conhece sua história. Por causa dele, o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu desculpas aos peruanos e chamou o novato de “jovenzinho”.

Se Ryan ainda dá seus primeiros passos nos profissionais, na base ele é um velho conhecido e tem ampla bagagem no Corinthians. O meio-campista chegou ao Timão aos oito anos de idade. Deste então, passou pelas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

No Sub-20, Ryan estava desde 2020 e demorou para ganhar uma oportunidade na equipe principal. Em janeiro de 2023, porém, surgiu a chance de ficar no banco de reservas. O então treinador Fernando Lázaro o relacionou para o duelo contra o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Paulista, mas ele não entrou.

Nove dias depois desse momento, ele apareceu nas arquibancadas da Neo Química Arena, no setor das torcidas organizadas, assistindo à vitória do Timão sobre o Guarani, por 2 a 1.

Naquele momento, Ryan havia retornado para o Sub-20. A nova chance de vestir a camisa dos profissionais surgiria apenas cinco meses mais tarde. No dia 28 de junho, Luxemburgo o convocou para o duelo contra o Liverpool, do Uruguai, pela Libertadores.

O meio-campista teve menos de 15 minutos em campo, mas viveu um momento inesquecível em sua carreira. Mal sabia ele que 20 dias depois entraria em campo, marcaria o gol da vitória e classificação corintiana e causaria uma confusão generalizada.

Ryan (a direita)

Na última terça, Ryan precisou de seis minutos em campo para fazer tudo isso. Depois de marcar seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, o garoto tirou a camisa e a mostrou para a torcida adversária. O gesto irritou os jogadores do Universitário, que já estavam tensos pelo episódio do jogo de ida, quando um funcionário da equipe peruana foi preso no Brasil por um suposto ato racista.

Depois da polícia entrar em campo e o jogo ficar parado por 13 minutos, Ryan foi expulso e recebeu a proteção do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Quero fazer um pedido de desculpas, meu atleta é jovenzinho, tem só 20 anos, é a primeira vez que vem numa viagem internacional, fez um gol importante e transcendeu o futebol. Quero pedir desculpa à torcida, ao treinador adversário e aos jogadores. Não era nossa intenção, tenho muito carinho e respeito à gente daqui, vim muitas vezes. Quero pedir desculpas por esse momento que transcendeu o futebol, foi um gesto de um garoto que nunca tinha saído do país”.

Falou o técnico do Corinthians

Por conta do vermelho recebido, Ryan está fora do jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, diante do Newll’s Old Boys, da Argentina. No entanto, o gol e a personalidade podem fazer ele ganhar mais chances e, enfim, decolar no Corinthians.

Fonte – ge/São Paulo

Foto – Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Paranavaí 19 de julho de 2023