Paraná Clube tenta virada inédita contra o Botafogo

Paraná Clube terá que quebrar um tabu na Copa do Brasil para conseguir se classificar contra o Botafogo e avançar para a quarta fase da competição, em 22 participações, o Tricolor nunca conseguiu avançar após perder o jogo de ida e busca agora uma virada inédita, no jogo de ida perdeu por 1 a 0.

O jogo está marcado para esta quarta-feira, 26 de agosto, às 19 horas na Vila Capanema, em Curitiba. Vitória de um gol leva o jogo para a decisão nos pênaltis. O time carioca tem a vantagem do empate.

Em oito vezes o Paraná saiu perdendo no jogo de ida e não conseguiu mudar a situação na partida de volta. A primeira delas foi em 1996, quando foi eliminado pelo Palmeiras – foi derrotado por 2 a 0, fora de casa, e novamente por 3 a 1, em casa.

Se o histórico de viradas não é favorável, por outro lado o Paraná tem vantagem quando se trata de confrontos com o Botafogo na Copa do Brasil. O Tricolor venceu duas vezes, em 1996 e 2002, e o Alvinegro ficou com a vaga em 2011.

O primeiro encontro entre os times foi em 1996. As equipes empataram em 0 a 0 nas duas partidas, o Tricolor venceu por 4 a 2 nos pênaltis e passou para a terceira fase da competição. Em 2002, o Paraná venceu por 3 a 1, no Maracanã, e depois empatou em Curitiba, por 1 a 1. Já em 2011, o Botafogo levou a melhor vencendo por 2 a 1, na Vila Capanema, e depois por 3 a 0, no Nilton Santos.

Considerando todos os jogos entre as equipes em campeonatos, o time carioca tem ampla vantagem. Em 27 jogos são 12 vitórias do Botafogo, 12 empates e apenas quatro vitórias do Paraná.

O Paraná Clube vê a possibilidade de melhorar as condições financeiras no confronto com o Botafogo, uma classificação vai render ao Tricolor uma premiação de R$ 2 milhões por avançar na competição. Além disso, o clube procurou fazer uma renda extra e colocou à venda ingressos simbólicos para a partida – o valor arrecadado será destinado aos atletas em caso o time avance de fase.

Sem poder contar com a torcida no estádio por causa da pandemia do novo Coronavírus, o Tricolor decidiu vender o que chama de “ingressos comemorativos”. Os bilhetes custam R$ 10 e dão direito a participar de um sorteio das camisas que serão utilizadas no jogo. A partida contra o Botafogo marcará a estreia do novo segundo uniforme, com a cor branca.

OUTROS JOGOS

Hoje, 25 de agosto, às 16 horas – Afogados x Ponte Preta, 19 horas – América/MG x Ferroviária, 21h30 – Fluminense x Figueirense.

Quarta-feira, 26 de agosto, às 16 horas – América/RN x Juventude, 16 horas – CRB x Cruzeiro, 21h30 – Vitória x Ceará SC, 21h30 – Goiás x Vasco.

Quinta-feira, 27 de agosto, às 19 horas – Brusque x Brasil/Pelotas, 21h30 – São José x Atlético/GO.

Fonte – Rodrigo Saviani (ge Curitiba)

Fotos – Vitor Silva (Botafogo)

Paranavaí 25/08/2020