O inédito final de Brasileirão com direito a finalíssima e três candidatos ao título

Por mais que a chance do São Paulo ser campeão brasileiro seja remota, é a primeira vez desde 2011 em que três equipes chegam com chance de título à penúltima rodada. Há nove temporadas, Corinthians, Vasco e Fluminense estavam separados por cinco pontos, chance matemática para o Flu, que desperdiçou a oportunidade na jornada de número 37.

Antes, apenas em 2009 e 2010 o Brasileirão chegou à última rodada com três candidatos. Em 2009, havia quatro times com possibilidade.

Para que isto aconteça nesta edição, Flamengo e Internacional terão de empatar no Maracanã e o São Paulo vencer suas duas partidas, contra Palmeiras e Botafogo. Neste caso, o Tricolor Paulista chegará empatado no saldo com o Flamengo, ou à sua frente, se fizer dois gols de diferença em um dos triunfos. Golear o Botafogo, por exemplo.

Se houver esta combinação, empate no Maracanã e duas vitórias do São Paulo, o time de Marcos Vizolli terminará à frente do rubro-negro vencendo no Morumbi. Dependerá de uma vitória do Corinthians sobre o Internacional.

Improvável, não impossível.

Esta improvável hipótese à parte, há um jogo com cara de finalíssima, como jamais houve na história dos pontos corridos. Jamais o líder enfrentou o vice-líder a duas partidas do fim, com chance de ser campeão.

Ingredientes especiais, como saber o retrato da partida antes de ela acontecer. O Flamengo terá a posse de bola e o Internacional ficará menos de 50% do tempo com bola no pé. É quase certeza, porque o rubro-negro venceu todas as partidas sob o comando de Rogério Ceni com mais posse de bola do que seus rivais — exceto contra o Grêmio.

E o Internacional ganhou todas com Abel com menos de 50%.

Ingrediente como Abel poder sair do Maracanã como campeão, se vencer. Ou como Rogério Ceni ter chance de sair vencedor para ganhar o Brasileirão na sua velha casa, o Morumbi.

Tudo isto sem descartar o terceiro candidato. Matematicamente, o São Paulo tem chance.

BRASILEIRO

Nesta segunda-feira, 15/02, jogam às 18 horas pela 36ª rodada: Ceará x Fluminense, 20 horas Sport x Bragantino.

Na quarta-feira, 17/02, pela 33ª rodada, às 19 horas – Santos x Corinthians.

Fonte – PVC (ge)

Paranavaí 15/02/2021