“Milagre”, “Heroico” e “Histórico”: Imprensa mundial exalta Enzo Pérez e River Plate na Libertadores

Mesmo com apenas 11 jogadores disponíveis e tendo o meia Enzo Pérez como goleiroo River Plate venceu o Santa Fé por 2 a 1 na quarta-feira, 19 de maio, e ficou próximo de avançar às oitavas da Copa Libertadores

E esse surreal triunfo ganhou destaque absoluto em toda a imprensa esportiva do planeta.

Da América do Sul à Europa, os jornais exaltaram o feito de Enzo Pérez, que atuou no sacrifício pois se recupera de lesão muscular, e do River Plate, que teve 20 desfalques para a partida contra os colombianos devido a um surto de Covid-19.

A vitória heróica do River Plate com 20 baixas e um jogador de campo lesionado como goleiro”, manchetou o jornal “Mundo Deportivo”, da Catalunha, enquanto o “Marca”, de Madri, preferiu definir o que aconteceu no Monumental como um “Milagre”.

A incrível façanha do River Plate, vencedor sem goleiro”, escreveu o diário francês “L’Equipe”.

Falar de como foi o jogo não faz muito sentido, por tudo que vivemos esses dias, lamentavelmente sofremos com a Covid. Eu ressalto o coração, a hombridade e a personalidade. Não só dos garotos que jogaram hoje, mas também pelo que mostramos no domingo no estádio do Boca. Ali também estrearam vários garotos, que nos ajudaram a fazer um bom jogo. Mostramos novamente o grupo que somos e as pessoas que somos”.

Disse Perez

No domingo, 16/05, já recheado de desfalques, o River empatou com o Boca por 1 a 1, na Bombonera, mas perdeu nos pênaltis por 4 a 2 e acabou eliminado da Copa da Liga da Argentina.

Na quarta, 19/5, foram 20 desfalques diante do Santa Fé, incluindo os quatro goleiros inscritos na Libertadores.

O técnico Marcelo Gallardo só teria 10 jogadores à disposição para o confronto. Mas, na terça, Enzo Pérez, que se recuperava de lesão muscular sofrida diante do Boca e estava vetado da partida da Libertadores, ofereceu-se para atuar no gol.

Os goleiros do time me mandaram mensagens, perguntei algumas coisas. O preparador de goleiros também me deu conselhos, treinamos um pouco. Ele falou para mim sempre me concentrar na marca do pênalti e para, quando a bola fosse para o lado, caminhar sempre na diagonal”.

Falou o goleiro improvisado

Enzo Pérez foi pouco incomodado diante do Santa Fé. Não teve culpa no gol colombiano e fez apenas três defesas, todas tranquilas. A equipe adversária chegou a ensaiar uma pressão no segundo tempo, mas não conseguiu fazer o goleiro trabalhar. Perguntado se tinha noção de que participou de um jogo histórico, ele respondeu.

Marcelo e Enzo

Eu tratei de me concentrar em ajudar o time, mas certamente vai se falar muito desse jogo”.

Finalizou Enzo

Com a vitória de quarta, 19/5, o River assumiu a liderança do Grupo D, com nove pontos. O Fluminense soma oito, e o Junior Barranquilla, seis. Eliminado, o Santa Fe tem dois pontos.

Fonte – ge (Buenos Aires)

Foto: Juan Ignacio Roncoroni/Reuters

Paranavaí 20/05/2021