Instrutores internacionais de árbitros avaliam que Claus acertou ao expulsar Rodinei

O árbitro Raphael Claus acertou ao expulsar Rodinei no lance em que pisou no tornozelo de Filipe Luís, no jogo entre Flamengo e Inter no domingo, 21/02, no Maracanã, pelo Brasileirão. A conclusão é de um grupo de instrutores de arbitragem do mundo inteiro – a maior parte deles da América do Sul, mas não só.

Trata-se de gente que já apitou Copa do Mundo e outros grandes torneios de futebol, e hoje é responsável por atuar na formação e no aperfeiçoamento dos árbitros e auxiliares. São pessoas que participam dos eventos promovidos pela Fifa e pelas confederações continentais.

Rodinei e Filipe Luís

O grupo (ainda) não é formalmente vinculado a nenhuma entidade. Mas é o embrião de uma iniciativa que deverá ser oficializada em breve para trabalhar para padronizar decisões e interpretações.

Diante da repercussão do lance, os 18 integrantes do grupo reviram o lance por todos os ângulos possíveis e concluíram, de maneira unânime, que a decisão correta era mostrar o cartão vermelho a Rodinei. Não houve nenhuma avaliação diferente.

O entendimento dos instrutores é de que a jogada tem como principal característica a intensidade, a força, e que isso pode levar a lesão grave no rival. O local do contato (no tornozelo) e a forma como as travas da chuteira chegam (de cima para baixo) foram entendidas como agravantes.

Abelão e Rodinei

O fato de que Rodinei não teve intenção de machucar Filipe Luís – o que foi reconhecido pelo próprio lateral do Flamengo – não foi levado em conta pelos instrutores de arbitragem. Essa referência, eles entenderam, não deve ser levada em condição. E sim o risco de lesão.

No Seleção SporTV de segunda-feira, 22/02, os comentaristas de arbitragem Sandro Meira Ricci, Paulo César de Oliveira e Nadine Basttos também discordaram do cartão vermelho aplicado por Raphael Claus.

Fonte – Martin Fernandez – ge – Rio de Janeiro

Foto – André Durão

Paranavaí 23/02/2021

Compartilhe: