Em Brasília, “Palmeiras” busca sétimo título fora do estado de São Paulo

O Palmeiras pode conquistar a Recopa Sul-Americana pela primeira vez em sua história nesta quarta-feira, 14/04, ao enfrentar o Defensa y Justicia, da Argentina, às 21h30 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Caso fature o título inédito, o Verdão soltará seu sétimo grito de campeão fora do estado de São Paulo.

Até o momento, o Alviverde levantou seis taças fora de São Paulo. O primeiro deles foi em 1951, quando empatou em 2 a 2 com a Juventus, da Itália, no Maracanã e garantiu a Copa Rio.

Também no Maracanã, o Verdão conquistou a Taça Brasil de 1967 sobre o Náutico, com um triunfo por 2 a 0. O título sagrou o Palmeiras tricampeão brasileiro.

William com o troféu da Libertadores

O Verdão só voltou a faturar um título fora do estado de São Paulo em 2000, quando bateu o Sport por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e venceu a Copa dos Campeões. O título foi o primeiro do clube fora do sudeste.

Em 2012, mais um título longe da região. Ao empatar em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira, em Curitiba, o Palmeiras se tornou bicampeão da Copa do Brasil. Na ida, em Barueri, a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari abriu vantagem ao vencer por 2 a 0. Já as duas últimas conquistas alviverdes fora de São Paulo ocorreram no Rio de Janeiro.

Em 2018, o Verdão contou com um gol de Deyverson em São Januário para superar o Vasco por 1 a 0 e garantir pela décima vez o Campeonato Brasileiro. Já na última temporada, foi a vez de Breno Lopes marcar o tento da vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no Maracanã, fazendo com que o Palmeiras conquistasse a Libertadores pela segunda vez.

Como venceu por 2 a 1 jogo de ida, na Argentina, o time comandado por Abel Ferreira possui a vantagem do empate. O clube argentino, por sua vez, necessita triunfar por dois gols de diferença para faturar a Recopa Sul-Americana sem a necessidade de uma disputa de pênaltis.

Brasília

Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Danilo (Gabriel Menino) e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.

Provável escalação do Defensa y Justicia: Ezequiel Unsain; Fernando Meza, Néstor Breitenbruch e Adonis Frías; Marcelo Benítez, Emanuel Brítez, Lautaro Escalante, Francisco Pizzini, Calos Rotondi e Raúl Loaiza; Walter Bou (Braian Romero).  

Árbitro: Leodan Gonzalez, auxiliares: Nicolas Taran e Richard Trinidad, quarto árbitro: Andres Matonte (todos do Uruguai), árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (Chile).

A final da Recopa será transmitida pela Conmebol TV.

Fonte – Gazeta Esportiva/UOL

Foto – André Durão

Paranavaí 14/04/2021