Em ano de rebaixamento, América-MG é o time da Série A com mais baixas médicas

O América-MG teve um começo de ano de 2023 promissor. Foi vice-campeão mineiro e avançou até as quartas de final da Copa do Brasil e Sul-Americana. No entanto, o Coelho sofreu um duro golpe no Brasileirão. O time ficou todas as rodadas afundado no Z-4 e terminou a temporada com rebaixamento à Série B após três anos consecutivos na elite nacional. Um dos fatores que contribuiu para a péssima campanha foi o elevado número de desfalques por lesão em 2023. Foram 56 jogadores no departamento médico, recorde entre os times da Série A neste ano.

Em 2022, o América-MG sofreu 35 baixas médicas. Ou seja, neste ano teve um aumento de 60% de atletas vetados por problemas físicos. Dos 37 jogadores diferentes que estiveram no estaleiro, Adyson foi quem ficou o maior tempo no departamento médico. Revelado pelo clube mineiro, o jovem atacante sofreu uma fratura no tornozelo direito em maio, passou por cirurgia e só retornou aos gramados em outubro. Durante o período, o jogador desfalcou o time em 34 dos 70 jogos do Coelho na temporada.

Além de Adyson, outro atleta da equipe mineira que precisou recorrer ao procedimento cirúrgico foi Matheusinho. O meia sofreu uma lesão no ombro direito no começo de setembro e ficou de fora de 32 partidas do time em 2023. De lá para cá, ele não voltou a atuar pelo América-MG.

Benítez, por sua vez, teve presença assídua no DM do clube. O meia argentino foi vetado cinco vezes por problemas físicos neste ano, sendo quatro lesões na coxa e dores no joelho esquerdo. Por conta disso, ele participou de 41 jogos na temporada e desfalcou o time em compromissos importantes, como diante do Atlético-MG, na decisão do Campeonato Mineiro, e contra o Fortaleza, nos dois jogos das quartas de final da Sul-Americana.

A coxa foi o local do corpo mais afetado ao longo da temporada, com 23 jogadores fora de combate por conta de problema nessa região. Benítez, com quatro, e o zagueiro Éder, com três, foram os que mais ficaram no DM devido às lesões nessa parte do corpo. Os outos locais que tiveram mais contusões foram o joelho (6 casos), quadril (5) e tornozelo (5).

Por Leandro Silva — ge/Rio de Janeiro

Foto – Globo Esporte

Paranavaí 28 de dezembro de 2023