Com 11 times diferentes no Brasileirão, Corinthians chega perto de 40 atletas usados no ano

Corinthians está próximo de chegar à marca de 40 jogadores utilizados na temporada. O jovem meia Gustavo Mantuan, de 19 anos, que entrou no fim da partida contra o Sport, foi o 39º atleta a defender o Timão nas 31 partidas disputadas 2020 (contando dois amistosos).

Destes 39 jogadores, dez já deixaram o clube: o lateral Carlos Augusto, os zagueiros Marllon e Pedro Henrique, o volante Richard, o meia Pedrinho, e os atacantes Janderson, Madson, Vagner Love e Yony González. A mais recente contratação é Otero, titular nas últimas quatro partidas.

Otero o último a chegar no Timão

Remontando o elenco, vendendo jogadores para fazer caixa e ainda sem convencer na temporada, o Corinthians deve terminar 2020 com mais de 40 jogadores usados. O equatoriano Cazares está prestes a ser anunciado pelo clube, e o técnico Dyego Coelho tem dado chance a garotos da base.

Relembre os 39 jogadores usados pelo Corinthians em 2020:

  • Goleiros: Cássio e Walter;
  • LateraisCarlos Augusto (Monza-ITA), Fagner, Lucas Piton, Michel Macedo e Sidcley;
  • Zagueiros: Bruno Méndez, Danilo Avelar, Gil, Marllon (Cruzeiro)*Pedro Henrique (Athletico-PR);
  • Volantes: Camacho, Cantillo, Éderson, Gabriel, Richard (Athletico-PR)*, Roni e Xavier;
  • Meias: Gustavo Mantuan, Gabriel Pereira, Luan, Mateus Vital, Otero, Pedrinho (Benfica-POR) e Ramiro;
  • Atacantes: Boselli, Davó, Everaldo, Gustagol (Jeonbuk Motors-KOR), Gustavo Mosquito, Janderson (Atlético-GO)*, Jô, Léo Natel, Madson (Fortaleza)*, Ruan Oliveira, Vagner Love (Kairat-CAZ) e Yony González (Los Angeles Galaxy-EUA).

*Emprestados.

No Brasileirão

No recorte do Campeonato Brasileiro, são 28 jogadores diferentes em 11 jogos. Daí, surge mais um fato: o Timão ainda não teve a mesma escalação neste Brasileirão. São 11 partidas e 11 times, sempre com pelo menos uma peça diferente entre os titulares.

O Corinthians dá sinais de ainda não ter encontrado a engrenagem ideal da equipe e tem usufruído bastante da possibilidade de realizar cinco mudanças.

Lateral direito Fagner

Em 11 jogos, oito sob comando de Tiago Nunes e três com Dyego Coelho, o time fez as cinco substituições oito vezes. O interino usou o novo recurso tanto nas duas derrotas, quanto na vitória. Para o treinador, isso ocorre pelo fato de o jogo “mostrar algumas as coisas a fazer”.

O time base de Coelho neste início de trabalho é: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Xavier; Otero, Roni Mateus Vital e Everaldo; Jô. Todos usados como titulares em pelo menos dois dos três jogos do técnico à frente da equipe.

No ranking dos 20 times de Série A o Corinthians é o oitavo que mais usa jogadores diferentes neste momento do torneio.

Os times que mais usaram jogadores na Série A

TimesNúmero de jogosJogadores usados
Athletico-PR1033
Grêmio1032
Goiás831
Internacional1130
Coritiba1130
Sport1229
Bahia1029
Corinthians1128
Bragantino1128
Santos1127
Botafogo1027
Fluminense1127
Flamengo1027
Vasco1026
Atlético-MG1026
Ceará1126
Palmeiras1025
Fortaleza1124
Atlético-GO1024
São Paulo1023

Dos 20 times, três já trocaram de treinador ao menos uma vez neste Brasileirão. Além do Corinthians, o Athletico-PR tirou Dorival Júnior para manter Eduardo Barros. O Sport trocou Daniel Paulista por Jair Ventura. Goiás, Bahia e Bragantino já tiveram três treinadores.

Danilo Avelar é de Paranavaí

O Timão volta a campo na próxima quarta-feira, 30 de setembro, às 21h30, quando enfrenta o Atlético-GO, na Neo Química Arena, em jogo adiado da primeira rodada do Brasileirão da Série A.

Fonte – Ana Canhedo e Marcelo Braga (ge/São Paulo)

Foto – Rodrigo Coca (Ag. Corinthians)

Paranavaí 25/09/2020