Azuriz, time apoiado por Marcelo chega à elite do Paranaense com preleção de Casemiro e Vinícius Jr.

Fundado em 2018 e com apenas duas temporadas no futebol profissional, o Azuriz vive uma ascensão meteórica e vai disputar a elite do Campeonato Paranaense em 2021. O clube-empresa que joga em Pato Branco (cidade no sudoeste do Paraná, cerca de 400 km de Curitiba) foi campeão da Segundona do estadual, conquista que teve participação do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid.

Marcelo faz parte do grupo de investidores que formou o Azuriz e procura colaborar sempre que é possível. Ao longo da campanha, ele interagiu com o elenco e participou por vídeo de algumas preleções, com direito até a participações especiais do volante Casemiro e do atacante Vinícius Júnior, companheiros de Real Madrid.

A relação de Marcelo com o Azuriz passa diretamente pelo presidente do clube, Pedro Weber, que foi fundador da empresa e cuida da carreira do jogador e de outros nomes, como o lateral-direito Danilo, da Juventus.

O Marcelo é um dos investidores e ajuda também com a experiência, já que não pode atuar muito diretamente por causa da própria carreira. Mas ele procura participar, entra por vídeo nas preleções. Acaba sendo uma referência para os atletas, tanto da base como do profissional”.

Comentou Pedro Weber

Formação de atletas como principal objetivo

Economista, Weber conta que a experiência obtida ao longo dos anos que trabalhou com o futebol foi fundamental para concretizar o projeto do Azuriz. Ele destaca que o principal objetivo está na formação de jogadores. A própria missão descrita no site do Azuriz é de “ser o clube formador de atletas de futebol mais respeitado do Brasil”.

O clube tem um centro de treinamentos construído no munícipio de Marmeleiro, que fica a 50 km de Pato Branco. O CT tem 56 mil metros quadrados e conta com uma grande estrutura, com quatro campos e alojamento para 64 atletas. Próximo ao local tem ainda um campo do tipo “terrão”, além de um espaço de grama sintética.

Na formação, o Azuriz aplica o conceito chamado de “horas/bola”, que tem como objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento do jovem jogador com um maior tempo de contato com a bola. Com atividades fora do tempo diário de treino, o clube busca melhorar a técnica dos atletas, além de estimular a parte cognitiva e também a competição.

O profissional é importante, mas vou insistir muito que o diferencial do clube é a formação. Vou fincar bandeira nisso. Ano que vem será importante também porque vamos disputar pela primeira vez o Paranaense sub-17. É uma essência que não queremos perder”.

Disse o presidente Pedro
Pedro Weber

A participação de Marcelo também entra nesse ponto da formação de atletas, com a implantação do método Campus 12, criado pelo próprio lateral-esquerdo com o cunhado dele, Caio Alves, na Espanha. O evento acontece anualmente em Madrid e atinge meninos e meninas de seis a 16 anos de idade. Com a parceria de Marcelo com o Azuriz, o Campus 12 foi trazido para o Brasil e aconteceu em janeiro de 2020, com a participação de 120 crianças no CT do clube, em Marmeleiro.

Apesar do pouco tempo do clube, a formação de jogadores já está dando resultado. Segundo o presidente do Azuriz, 22 atletas já estão em outros clubes, como Palmeiras, Internacional, Grêmio, Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Athletico, entre outros. Pedro Weber destaca ainda que essa ponte para outras equipes saiu da conexão que os investidores já tinham com o mercado da bola.

Com o início do time profissional, em 2019, o Azuriz fez uma parceria com a cidade de Pato Branco. Os jogos são disputados no Estádio Os Pioneiros, que deve passar por melhorias para 2021.

Chegar à elite do Paranaense estava nos planos, mas acabou sendo mais rápido do que a própria direção imaginava. A estreia como profissional foi em 2019, na Terceira Divisão, quando parou na semifinal e garantiu o acesso após a desistência de outros dois clubes.

Para subir à Primeira Divisão do Paranaense, o Azuriz se classificou na última rodada da primeira fase e depois passou nos pênaltis pelo Apucarana Sports. Com o acesso garantido, o título veio após derrotar o Maringá – perdeu o jogo de ida, em casa, por 1 a 0, mas venceu por 3 a 0 na volta.

Em 2019 a gente começou do zero. Neste ano, a gente investiu um pouco mais, tentou montar um elenco e também com estrutura na comissão técnica e nos profissionais. Isso foi fundamental para conseguir o acesso e o título. A gente esperava um pouco mais de tempo, não tem ainda muita experiência de gestão profissional. Começamos patinando, depois o time encaixou e acabou dando certo”

Comentou Weber

Na Primeira Divisão, o Azuriz já sonha mais alto e quer buscar uma vaga na Série D do Brasileiro e também na Copa do Brasil, em 2022. Para isso, o time terá que chegar entre os primeiros colocados da competição. Pensando na próxima temporada, o Azuriz já negocia a renovação de contrato de cerca de 10 jogadores do elenco atual, além da conversa com a comissão técnica. A pré-temporada deve começar no meio de janeiro.

Fonte – ge (Londrina) por Rodrigo Saviani

Fotos – Infoesporte/ge

Paranavaí 07/12/2020