Saulo de Tarso pedalou de Fernão Ferro até o Santuário de Fátima, 260 km em dois dias

Com o objetivo de ir trabalhar para saldar as pendências que havia deixado no Brasil, e a procura por aventura na “terrinha”, Saulo de Tarso Avelar de Souza, paranavaiense de 43 anos, gosta de pedalar, no seu mais longo trajeto ele e parte da equipe foi em 2016 pela Costa Oeste (Atlântico) de Fernão Ferro até o Santuário de Fátima em dois dias, totalizando 260 km.

Chegada ao Santuário

O trajeto até Fátima foi em uma peregrinação. Encontram paisagens lindíssimas de cortar a respiração de quem faz o trajeto, na primavera portuguesa. Pelo centro do pais a distância é 140 km, é possível fazer o percurso em um dia.

Para nós a volta mais mítica é a peregrinação para Fátima… É uma volta desafiante, onde o cansaço tenta nos dominar, doí tudo, mas o espírito de fé, e a vontade de chegar, acaba nos mover até lá, a gente encontra forças para atingir o objetivo… São de 10 a 11 horas em cima da bicicleta com caminhos espetaculares até ao ponto mais importante que é o Santuário de Fátima. O retorno foi de carro.

Explanou Saulo Avelar de Souza

Saulo chegou em Lisboa, no dia 18 de outubro de 1999. Em Fernão Ferro é empresário na área de Segurança e Tecnologia, nas horas de folga ele pratica o ciclismo.

Saulo com a equipe no Azeitão

No Brasil, ele jogou no tempo de Escola, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo e no futebol, onde era goleiro de um time de amigos e familiares.

Pratica o ciclismo desde o fim de 2014, depois foi convidado para entrar no Grupo Team do Aço que tem mais de 20 integrantes. Treina com bicicleta mountain bike, ou seja, quando sai para pedalar a maior parte das voltas são em terrenos de montanhas com trilhas e caminhos de terra. Cada volta dura no mínimo três horas, podendo demorar até cinco horas.

Costa de Sesimbra, torre de iluminação para navegação marítima

Com a pandemia, Saulo faz duas voltas por semana, sendo na quinta-feira e no domingo. Mas depende também do trabalho, quando permite ele pedala mais dias. Normalmente as voltas de Saulo em Portugal são entre 45 e 60 km. Já participou de eventos, passeios, raids, entre outros no ciclismo.

Ponte Vasco da Gama, sob o Rio Tejo

Em Fernão Ferro (vizinho de Lisboa, fica a 22 km), o Grupo Team do Aço tem um local de encontros, tem camisetas personalizadas, adesivos entre outros. O Grupo tem página no Facebook e vídeos no YouTube (Team de Aço – Gameiro Cycles).

Saulo contemplando a bela Sesimbra

O ciclismo me faz muito bem, desde a parte física onde tive melhorias musculares, uma respiração mais correta, menos cansaço no dia a dia, até a parte mental onde o ciclismo proporciona um bem estar que só quem pedala é que sabe!”

Disse Saulo
Serra da Arrábida

Este ano ele programou para visitar o Brasil na Páscoa, mas a pandemia em franco desenvolvimento impediu, provavelmente em 2021 ele venha com a família.

Não perca tempo… Aproveite enquanto pode pedalar, passear, aproveitar a natureza, melhorar o estado de espírito e da saúde! Não sabemos o que nos pode acontecer no dia de amanhã, por isso temos que aproveitar os bons momentos que poderemos ter na bicicleta”.

Opinou Saulo de Tarso
Costa de Sesimbra, vista para o Atlântico, tentando enxergar o Brasil

Os pais de Saulo, Francisco Vicente de Souza (professor Chiquinho Despachante e Elenita Avelar) residem em Paranavaí. Saulo tem os irmãos: Sandro (mora em Presidente Prudente), Sandra Mara (mora em Maringá) e Soraia (mora em Paranavaí).

Parte da equipe Team do Aço

A Covid-19 atrapalhou muito mesmo. Estive dois meses sem pedalar, e quando voltei estava muito limitado às condições da quarentena e Estado de Emergência que o país estava atravessando. Se pensarmos na dimensão do país e no resto da Europa, tivemos poucos casos. Também devido ao confinamento onde os portugueses cumpriram da melhor forma o “ficar em casa”. Até hoje estão havendo casos, uns dias mais outros menos e mantemos na mesma os cuidados necessários de distanciamento”.

Finalizou o paranavaiense Saulo
Serra da Arrábida, trilha do cavalo

FATO INUSITADO

Em certo trecho que a equipe estava fazendo por uma estrada, resolveu entrar em uma trilha de chão, flagraram um casal nu preparando para fazer amor. Tanto o casal como os ciclistas assustaram e ficaram surpresos, a mulher pediu desculpas por estar no caminho, a cena foi engraçada.

Paranavaí 26/07/2020