“Escolinha de Itaguajé” é modelo, exporta 2 atletas para Portugal

Em Itaguajé a Escolinha de Futebol Danilo Cordeiro dos Santos fundada em 1999 pelo ex-vereador Antônio de Souza Ramalho e o ex-prefeito Pedro Bendito da Silva (in memoriam) criaram um Projeto Social para desenvolver o lado humano de jovens da cidade, em breve dois novos atletas estarão indo para Portugal. 

Foi um projeto que deu tão certo que passou a se profissionalizar, abrindo espaço inclusive para garotos de outras localidades, tanto, que hoje a Escolinha de Futebol Danilo Cordeiro dos Santos, revelou vários atletas profissionais a nível nacional e internacional como Elton (Internacional e Tombense), Rafael Longuine (Santos/CRB), Bruno Nazário (Botafogo/Chapecoense), Jesiel Miranda (Atlético MG/Kawasali Frontale/Japão), Zé Vitor (Vasco) e vários atletas em categorias de Base como: Kevin Taylon (Vasco), Vitinho (Avaí), Antony (Azuriz), Arthur (Internacional) e Rosbon (Botafogo), nota-se que a Escolinha nasceu amadora, e nestes anos ganhou credibilidade tornando-se uma Escolinha profissional a nível internacional.

Muitos outros atletas que participaram desta escolinha, poucos se tornaram jogadores profissional de futebol, mais muitos se tornaram grandes pais e grandes empresários fora do futebol.

E esta semana esteve visitando Itaguajé o diretor técnico Tico, do Clube Esporte Praensel, da Ilha dos Açores, de Portugal, que disputa a 4ª Divisão, ocasião que a Escolinha fez parceria com o clube de Portugal, que estará levando dois atletas de Itaguajé da categoria 2005, para um período de seis meses de teste em Portugal, e mais dois meninos da cidade de Teodoro Sampaio (SP) da categoria 2004.

Para quem não conhece o diretor Tico, vai um pouco de sua referência.

Nome correto é Admilson Oliveira da Silva (Tico) brasileiro nascido em Brasília (DF), ex-atleta profissional, passou pelo Matsubara, Athlético Paranaense, São Paulo e no exterior jogou em Portugal no Vitória de Setúbal por 7 anos, voltou para Brasil, trabalhou como observador técnico de categoria de Base do Athletico Paranaense até 2022, foi para Portugal trabalhar no Sport Club Praiense, da ilha dos Açores, como diretor técnico, e financeiro, trabalhando com os atletas do profissional e categorias de base.

Tico no auge da carreira atuando em Portugal

Em Portugal jogou por três anos pelo União da Ilha da Madeira, pelo Paços Ferreira foram dois anos e Vitória de Setúbal mais dois anos. Uma bela carreira profissional, que lhe credencia para estas negociações com responsabilidade e conhecimento para formação de novos atletas profissionais mundo a fora.

Os atletas de Itaguajé com a nova missão de apresentar um bom futebol fora do Brasil são: Thainã Melo de Souza, nascido em Itaguajé, que começou na Escolinha com sete anos de idade, com dez anos foi levado para fazer uma avaliação no Clube Athletico Paranaense, teste que durou  um semana, mais felizmente ele nunca desistiu do sonho de ser jogador de futebol, agora com 18 anos está indo para um período de teste no Clube Esportivo Praensel por seis meses, renovável para um ano; se ele destacar há a possibilidade de ser contratado para disputar a 4ª Divisão no Campeonato Português. Samuel da Silva Pessoa, nascido em Nova Alvorada do Sul (MS), chegou na Escolinha em 2021 com 16 anos, período em que morava junto com os pais numa Fazenda onde nasceu. Agora está indo para Portugal, também nunca desistiu do sonho de ser atleta. Tem 18 anos e está indo para um período de teste no Clube Esportivo Praiense de Portugal por 6 meses renovável para 1 ano e se se destacar com a possibilidade de ser contratado para disputar a 4ª Divisão do Campeonato Português.

Altair Damião, o popular Traíra membro da diretoria da Escolinha de Futebol, lutador incansável pela manutenção da Escolinha, satisfeito com esta fase, destaca.

Temos que agradecer algumas pessoa que ajudaram estes atletas a realizarem este sonho dos meninos da Escolinha, como os professores da Escolinha: Bim e a esposa Alessandra, o Gilberto e Uana; aos professores da Academia Performance, Douglas, Fumaça e Criscimar, aos idealizadores Antônio de Souza Ramalho, o saudoso Pedro Benedito da Silva e muitos outras pessoas anônimas que vem apoiando a Escolinha, como os pais dos meninos e também o apoio do prefeito Juninho, e do vice Adalto, os vereadores e ao Tico.

Disse Altair

A Escolinha de Futebol Danilo Cordeiro dos Santos já tem 23 anos de história, agora com esta parceria com este grupo de futebol de Portugal terá mais opções para as crianças à nível internacional.

Na foto em destaque, Samuel, Bim, Tico, Thainã e Altair.

Fonte – O Regional/Nova Esperança

Paranavaí 30 de julho de 2023