Elogios dos observadores à Noroeste Cup e o nível dos atletas

Vários observadores de equipes brasileiras estiveram de 21 a 23 de abril em Paranavaí assistindo jogos da 1ª edição da Noroeste Cup, fizeram elogios à coordenação do Grupo A2H e do nível técnico do evento.

Everton Camargo (37 anos) é observador do Athletico Paranaense. Jogou no América/MG, Foz do Iguaçu, Guarani de Venâncio Aires/RS, Londrina e por último no Nacional, de Rolândia.

ATHLETICO

Everton Camargo (37 anos) é observador do Athletico Paranaense. Jogou no América/MG, Foz do Iguaçu, Guarani de Venâncio Aires/RS, Londrina e por último no Nacional, de Rolândia.

Faço o trabalho em boa parte da região do Paraná e um pedaço de São Paulo, vim prestigiar e parabenizar o Augusto pela organização, e a recepção que tive em Paranavaí. Aqui é onde nasce os futuros bons atletas das equipes profissionais. Fico triste em saber que o ACP não está mais como antigamente, figura na Terceira Divisão. Com um Estádio e uma estrutura dessa, era para a cidade pensar um pouco mais e voltar a apoiar o futebol profissional, e mostrar a força que a cidade tem em termos esportivos”.

Disse Everton
Everton

O observador está no Athletico junto com a nova gestão que assumiu esse ano, mas trabalhou como observador técnico no América MG e Atlético Goianiense.

Estou observando no geral os atletas da categoria Sub-13, mas também estou olhando para as outras categorias, e enxergando o potencial dos atletas. Se tivermos interesse em algum atleta a gente conversa com os responsáveis pelas equipes, ou com a família para que o atleta faça um período de adaptação no clube, agora para dar certo depende do desempenho do atleta. Estou vendo uns dois apontamentos positivos”.

Completou o observador atleticano
Observadores do Athletico (Everton) e do Grêmio/RS (Ederson)

INTERNACIONAL

Outro observador presente no Estádio Waldemiro Wagner na Noroeste Cup de Futebol foi João Nogueira (paulista de São Bernardo do Campo tem 42 anos), que trabalha para o Internacional de Porto Alegre, está nessa função há 8 meses, ficou por 15 anos no Coritiba como treinador das categorias de base.

João e Everton

Estou desde o início, meu foco em Paranavaí é buscar atletas de projeção, nossa busca é ver no atleta perspectivas de evolução, lógico que o primeiro olhar vai para o talento. A questão bola e condição técnica também olhamos. Nessa idade eles passam por um período longo de formação dentro do clube, pois o objetivo é o ganho técnico na equipe profissional”.

Comentou João

João também esteve em Paranavaí desde o início da Noroeste Cup.

Quanto mais novo é o atleta, a efetividade é maior, como aqui a disputa é em três categorias a oportunidade aparece para todos”.

Finalizou João Nogueira
João

Ele acredita que sairão alguns atletas aprovados, pela quantidade de observadores será difícil algum jogador com projeção escapar de ter oportunidade em grandes clubes do Brasil.

CORITIBA

O observador do Coritiba, o ex-atleta Jetson não concedeu entrevista, disse que tinha que ter autorização do setor de marketing do Coxa.

Jetson foi atleta do Coritiba

O técnico do Coritiba, Edson Luiz P. Júnior campeão na categoria Sub-11 falou ao site avelaresportes.com

Foi a primeira viagem de nossa equipe, terão uma experiência muito boa para o futuro”.

Explicou Edson

Edson está no Coritiba desde 2016, é técnico desde o Sub-09 ao Sub-13.

O nível de organização foi muito bom, independente do nível técnico individual dos atletas, muitos com qualidade, e esse era o objetivo da competição creio”.

Ressaltou o técnico
Edson

Sobre se há espaço na equipe do Coritiba que mereceu a conquista, já que goleou todos os adversários até a semifinal, Edson respondeu.

Esse foi o ponto alto da competição, pois verificamos e encontramos alguns talentos que poderão ser trabalhados e tenho certeza que o Coritiba é um bom lugar”.

Continuou Edson

Os integrantes da categoria Sub-11 treinam duas vezes no futebol e três no futsal por semana, no Centro de Treinamento da Graciosa.

Temos disputado uma competição que reúne times do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e esse time tem a Copa Leme a ser disputada em junho em Leme/SP, também de alto nível como essa”.

Prosseguiu o técnico do Coritiba
Técnico Edson, observador Jetson e demais integrantes da comissão técnica do Coritiba Sub-11

Sobre a final que terminou com o placar de 2 a 0 para o Coritiba, o técnico disse.

Na final o jogo ganha uma pitada diferente, e isso é que precisamos dar competividade à equipe, para eles sentirem o ambiente, o estádio, a torcida e jogando junto, acho super válido esse ambiente”.

Finalizou Edson

Os observadores do Grêmio (Ederson), do Flamengo (Nelson) e do Azuriz (Felipe) também estiveram no Estádio Waldemiro Wagner, assistindo jogos das categorias vencidas por Operário/Aruko (Sub-09), Coritiba (Sub-11) e Atlético Maringaense (Sub-13).

Nelson, observador do Flamengo (Trieste)
César Gaúcho (foi atleta do ACP) foi o técnico campeão no Sub-13 com o Atlético Maringaense

Paranavaí 26 de abril de 2023