“Kokan” é diretor de Capacitação do Nação Araquari
O Nação Araquari-SC completou, no dia 1º de setembro, 6 anos de fundação e vem se tornando uma grande potência quando se fala em revelar atletas de futebol. Hoje, no Brasil, o paranavaiense Kokan Gonçalves, diretor de capacitação do clube, é uma grande referência quando se trata de formar grandes atletas.

Com 57 anos, Kokan Gonçalves é o Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Araquari, em Santa Catarina. Ex-atleta de futebol, jogou pelo América-SP, Imperatriz-MA, Ubiratã-MS, Nacional-SP, São Caetano-SP, Novorizontino-SP, Ituano, Seleção Carioca, entre outros. Como técnico, comandou o Atlético Paranavaí-PR, Cianorte-PR, Prudentópolis, Verê-PR, Manauara-AM, o Projeto Naves, do Santos FC, e o Nação-SC, onde permaneceu, mas em outra função.
Conhecido por revelar e dar oportunidades a jovens jogadores, o profissional foi responsável por observar e apostar em atletas que se destacam e se destacaram no futebol brasileiro e mundial, como o defensor Danilo Avelar, que teve passagens pelo Corinthians e pelo América Mineiro, onde atuou até 2024, quando se aposentou.
Sua carreira (Danilo) ganhou destaque jogando fora do Brasil, onde atuou na Itália durante 6 temporadas, jogando no Torino e no Cagliari, além de passar pela Ucrânia, pelo Karpaty, pela França, pelo Amiens SC, e pela Alemanha, pelo Schalke 04.
Outros grandes atletas passaram pelas mãos de Kokan Gonçalves, como o zagueiro Miranda, que se aposentou em 2023 e é tricampeão com o São Paulo e a Seleção Brasileira. Ele também jogou no futebol chinês pelo Jiangsu Sunning, no Coritiba-PR, na Inter de Milão, na Itália, e no Atlético de Madrid, onde conquistou 5 títulos, incluindo o da Liga Europa.
A lista de atletas é enorme, e os mais recentes incluem o meia Alisson, de 18 anos, joia do Atlético Mineiro, que tem multa de 60 milhões de euros, e Matheus Dias, de 21 anos, meia do Internacional-RS, convocado recentemente para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile.
O trabalho do profissional vem chamando a atenção de grandes clubes do futebol brasileiro, pois gigantes no Brasil têm investido pesado nas categorias de base, até com a contratação de atletas já formados.
Contudo, o trabalho de Kokan Gonçalves é detectar atletas com potencial para melhor servir ao clube e ao mercado nas categorias de base, onde grandes atletas foram lançados por ele, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, incluindo jogadores que já passaram pela Seleção Brasileira.

ESTREIA
No sábado, 19/10, em Florianópolis (Estádio Orlando Scarpelli) estrearam 8 atletas de 17 anos revelados por Kokan, atuaram pela equipe Nação: Kauan, Borracha, Negueba, Robert, Thiago, Miguel, Enzo e Rafinha. O Nação perdeu por 5 a 1 para o Figueirense na Copa Santa Catarina Adulto e ficou em quinto lugar. Outros resultados da Copa: Concórdia 0x0 Marcílio Dias, Joinville 1×2 Hercílio Luz, Barra 1×2 Chapecoense.
Lideram os Grupos na Copa Sub-17: A – Manchister com 19, B – Barra 22, C – Nação 20 e Grupo D – Chapecoense com 15 pontos.
A última vitória foi no dia 20/10 por 3 a 0 contra a equipe Carlos Renaux, gols de Damasceno, Gabriel e Negueba. Neste domingo, 27/10, joga às 15 horas em Gaspar contra a equipe Blumenau. Já está classificado para a próxima fase.

Fonte em parte Futebol Interior
Fotos – Kokan
Paranavaí 22 de outubro de 2024

