Governo edita portaria que exige quarentena e libera brasileiros que atuam na Inglaterra

O governo federal publicou na terça-feira, 5/10, nova portaria em que anuncia mudanças na entrada de estrangeiros no país. A portaria 658 atualiza o texto anterior, da portaria 657 de 2 de outubro (sábado), e exclui restrições mais rígidas em período pandêmico.

Para entrar no país qualquer viajante, seja brasileiro ou estrangeiro, de qualquer lugar de origem, deve preencher formulário de ingresso no país e apresentar teste PCR negativo para Covid-19.

A medida torna sem efeito o pedido de excepcionalidade da CBF para a entrada dos nove brasileiros que atuam no futebol da Inglaterra – o último convocado é Douglas Luiz, do Aston Villa – e atende também a Edison Cavani, atacante do Uruguai e do Manchester United. O jogo entre Brasil e Uruguai será realizado no dia 14, próxima quinta-feira, em Manaus.

A CBF havia enviado para o governo federal no dia 17 de setembro pedido especial para a liberação de seus ingleses e do uruguaio Cavani. O procedimento visava não haver qualquer problema na chegada desses atletas para disputar a partida. Nem exigência de quarentena, o que justamente causou, por fim, a suspensão de Brasil e Argentina, em setembro, em São Paulo.

Quatro jogadores argentinos que atuam na Inglaterra entraram no país sem comunicar passagem anterior no Reino Unido, o que desrespeitou as normas brasileiras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou os argentinos e, depois, foi a campo para interromper o clássico sul-americano.

Em comunicado ao ge, o Ministério da Casa Civil explicou que “a Portaria nº 658, de 5 de outubro de 2021, que atualiza o texto da portaria 657, de 2 de outubro de 2021, efetua mudanças nas restrições excepcionais e temporárias de entrada no Brasil durante a pandemia.”

Veja todos os jogadores convocados por Tite:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Émerson (Tottenham) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica)
  • Meio-campistas: Edenilson (Internacional), Douglas Luiz (Aston Villa), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gerson (Olympique de Marselha), Lucas Paquetá (Lyon) e Everton Ribeiro (Flamengo)
  • Atacantes: Antony (Ajax), Arthur Cabral (Basel), Raphinha (Leeds), Vinicius Júnior (Real Madrid), Neymar (Paris Saint-Germain), Gabriel Jesus (Manchester City) e Gabigol (Flamengo)

Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko – ge/Bogotá e Rio de Janeiro

Paranavaí 06/10/2021