Com calendário intenso em julho, Flamengo traça planejamento para rodar elenco

O Flamengo enfrenta o Cuiabá nesta quinta-feira, 1/7, pelo Campeonato Brasileiro, mas também está de olho nos jogos seguintes.

O calendário intenso da equipe em julho, com nove partidas no mês, fez a comissão técnica traçar um planejamento para conseguir rodar o elenco e evitar novos desfalques de longo prazo, além dos que estão na disputa da Copa América por suas respectivas seleções.

Contra o Cuiabá, por exemplo, o goleiro Diego Alves foi poupado. O jogador, que se recuperou recentemente de uma fibrose na coxa, vinha de uma sequência importante de partidas – foram seis jogos em 17 dias.

Em nota, o Flamengo explicou que Diego Alves sequer viajou por precaução após avaliação da fisiologia. A ideia é tê-lo à disposição para as próximas partidas: o clássico contra o Fluminense, no domingo, 4/7, e o duelo com o Atlético-MG, na quarta-feira, 7/7, em Belo Horizonte.

Antes, diante do Juventude, a opção foi preservar Rodrigo Caio. O zagueiro também vinha de problemas físicos recentes e havia feito quatro jogos em sequência. As avaliações da comissão são feitas de forma individual, considerando o histórico de cada atleta, minutagem e possível risco de lesão.

As viagens são outro fator a ser levado em consideração no atual contexto do Flamengo. O clube tem toda uma logística própria para isso, com voos fretados, mas está atualmente numa sequência de quatro viagens seguidas, que só terminará após o jogo contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Depois da partida contra o Cuiabá, o elenco do Flamengo volta ao Rio de Janeiro para se preparar para o clássico com o Fluminense, que será realizado em São Paulo. Há a possibilidade de que outros jogadores sejam poupados, mas uma decisão só acontecerá após novas avaliações.

JOGOS DE HOJE, 1º/07

16 hs – Bragantino x Ceará

19 hs – Atlético/MG x Atlético/GO

Por Felipe Schmidt e Fred Huber – ge/Rio de Janeiro

 Foto: Alexandre Vidal / CRF

Paranavaí 1º/07/2021