“RAFINHA” DO JARDIM SÃO JORGE, ATUA HÁ 15 ANOS NO FUTSAL ITALIANO

O fixo Rafael Augusto da Silva Lanziotti (Rafinha) é gaúcho de Carazinho, em Paranavaí morou de 1994 a 2000 nos Jardins São Jorge e Santos Dumont, na Itália desde 2005, ele defende atualmente o GS Giovinazzo, participante da Série B do futsal italiano.

Giovinazzo tem 20 mil habitantes, até na quinta-feira, 23 de abril, duas pessoas haviam morrido e tinha 20 casos suspeitos de Coronavírus, a região tem 4 mil casos.

Rafinha chegou na sua atual equipe (região Puglia sul da Itália) em 2016. Quando foi para a Itália em 2005 jogou pelo Cadoneghe Futsal (região de Vêneto).

O atleta começou no Futsal no São Lucas de Paranavaí em 1996, com o treinador Gilmar Pinheiro, depois jogou no Gerder (Paranavaí) com o técnico Márcio de Oliveira. No futebol, Rafinha atuou no Paranavaí Atlético Clube, no Paraná Clube, União da Vitória, Comercial de Cascavel, Seleção Paranaense Sub-20 onde foi campeão brasileiro em 2004.

Sobre sua equipe na Itália, Rafinha falou. “Éramos ao todo em quatro brasileiros mais o treinador. Até a paralisação do Campeonato Italiano de Futsal pelo Covid-19, estávamos em segundo lugar, faltando quatro rodadas para o término, se terminasse assim iríamos disputar os play-off de acesso a Série A”. As equipes estão esperando uma definição da Federação Italiana de Futsal de como ficará a situação do Campeonato.

Analisando o futsal italiano o fixo disse. “Até uns três anos atrás, na minha opinião o Campeonato Italiano estava em um excelente nível, muitos jogadores de ponta vindo jogar a Liga aqui. Mas com as mudanças nas regras do Campeonato, o nível caiu um pouco. Hoje existem regras para formados na Itália, nascidos, etc. Entendo que seja para tentar dar um espaço maior para o italiano nascido aqui, assim diminui bastante o número de estrangeiros e oriundos. E consequentemente o nível baixou também”.

Quando parar de jogar, Rafinha não pretende retornar ao Brasil. “Irei me aposentar das quadras por aqui mesmo onde estou, construí minha família aqui, tenho uma filha brasileira, minha esposa tem o seu trabalho aqui, eu também já estou pensando no pós futsal. Estamos com um projeto legal na Escolinha e futuramente porque não treinar a equipe principal”.

Os treinos na Itália acontecem de segunda à quinta, com jogos aos sábados, no período de Copas, tem jogos no meio da semana também. Duas vezes na semana tem duplo turno de treinos.

Rafinha está se virando como pode para manter a forma física, já que o fique em casa também predomina lá. Fazendo abdominais, alongamentos, agachamentos, trabalhos com elásticos e outros exercícios físicos, já que não pode correr na rua e em parques.

23/04/2020 – Paranavaí