Contusão em Maratonas, encaminhou André Franco para o Ciclismo

O advogado maringaense, André Ricardo Franco, 47 anos, praticava Pedestrianismo, com a participação em muitas Maratonas durante o ano, ele contundiu-se, há três anos encontrou no Ciclismo, o esporte ideal.

A modalidade para André significa vida, liberdade e fuga. Mesmo nesta estação, ele tem treinado normalmente.

Os treinos são realizados utilizando vestimentas adequadas para o frio, como calça de ciclismo, touca com proteção para orelhas em baixo do capacete, luvas, bandana para proteger o rosto, blusas térmicas e Corta Vento”.

Falou André
Enfrentando chuva

Para o ciclista, o frio prejudica no pedalar. Desta forma todos devem preocupar em realizar um bom aquecimento antes de enfrentar a estrada. Ele tem duas bikes, uma Cannondale e uma Speed Willier.

Com os filhos Luís Otávio, Pedro e Valentina

Durante a semana choveu quase todos os dias em Paranavaí, mesmo assim ele não ficou estacionado. André estava treinando para a Ultramaratona Pata da Onça, mas a pandemia cancelou a prova que seria em Nova Andradina/MS. Tem treinado em torno de 100 km cada percurso nos finais de semana.

Com Rogerinho

Em dias de muita chuva treino em casa com uma bicicleta em um rolo estático. O perigo em pedalar existe em todas as condições climáticas, portanto devemos utilizar as vestimentas adequadas e equipamentos de proteção como capacetes luvas e óculos”.

Disse o ciclista André

Presidente da Associação dos Corredores de Paranavaí Noroeste do Paraná/A.A.T./Bike, André tem mandato até o final de 2020. Fazem parte da Acorrenor em torno de 100 atletas no pedestrianismo e 30 no ciclismo. Quanto a desistência, André falou que sempre existiu, no entanto sempre surgem novos adeptos, tanto da corrida quanto no ciclismo.

Integrantes da Acorrenor

A professora Vanessa Silvestre Lima está ministrando treinos físicos para os integrantes da Acorrenor, de segunda a sexta-feira, às 18 horas e às 18h40 na Pista do Colégio Estadual de Paranavaí. Ela tem o auxílio do estagiário Max Rosa (da Unifatecie).

Atletas na Pista do Colégio Estadual de Paranavaí

Participante de quase 50 provas, André lembra de algumas conquistas: Alto Paraná, Angélica/MS, Santo Inácio, Porecatu, Copa ABD (4 etapas) e Nova Andradina (Pata de Onça).

André no lugar mais alto do pódio em Ponta Porã, em 06/2019

Com a Covid-19, a orientação é para o uso de máscara.

Utilizo máscara ou bandana quando estamos em um grupo de ciclistas, ou próximo de pessoas na rua. Quando estou nas estradas rurais não utilizo, pois atrapalha a respiração”.

Explicou o advogado e ciclista

O mercado de vendas de bicicletas está super aquecido, a Covid-19 deu a opção de se fazer exercícios pedalando, com isso as lojas estão faturando alto, muitas dobraram, outras até triplicaram as metas estabelecidas.

A dificuldade de prática de outros esportes em época de pandemia, favoreceu o aumento do Ciclismo. Acho legal que mais gente venha pedalar, pois é um esporte saudável e democrático”.

Finalizou André Ricardo Franco
Com Elizeu, Donizete e Rogerinho integrantes da equipe de Bike

Paranavaí 23/08/2020