Sampaoli e Cuca, inimigos íntimos duelam nesta quarta

Na teoria, o argentino tem uma vantagem sobre o brasileiro: conhece mais os atletas adversários. O elenco do Santos é muito parecido com aquele que Sampaoli comandou em 2019. Ele projeta o confronto. Santos e Atlético/MG se enfrentam nesta quarta-feira, 9 de setembro, às 21h30 pela 9ª do Brasileiro da Série A

“São todos jogadores que eu tive. É um time muito forte, que vem de vitória no Ceará. É um grupo que, mesmo quando encara um monte de inconvenientes, os supera, porque é um grupo muito nobre. Seguramente, na Vila, onde é um lugar muito difícil, teremos uma partida muito exigente. Os conheço muito bem, sei que isso vai acontecer”, comentou o técnico do Atlético.

Pelo lado do Atlético, o grupo tem pouquíssimos remanescentes da “era Cuca”. No elenco, são apenas três: Victor, Réver e Diego Tardelli, sendo que apenas o primeiro está no clube de forma ininterrupta desde 2012. Nenhum deles, porém, será titular. O goleiro é o atual reserva de Rafael, o zagueiro nem viajou para Santos (em função de um quadro gripal), e o atacante está no DM por causa de uma grave lesão no tornozelo e só volta a jogar em 2021.

Santos e Sampaoli: amor mal resolvido

Jorge Sampaoli é um caso de amor mal resolvido no Santos. Apesar de não ter dado títulos ao Peixe, o treinador argentino fez sua equipe ter um dos melhores desempenhos do Brasil, mas torcedores garantem que ele não deixou saudade.

Sampaoli levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro. Ao todo, comandou o time em 63 jogos e teve 35 vitórias. No fim de 2019, porém, deixou a Vila Belmiro processando o Peixe, numa briga que dura até hoje na Justiça.

Acumula, também, pedidos que não vingaram, como o centroavante Fernando Uribe e o meia Cueva. Depois de deixar o Santos, ainda foi o responsável por pedir, no Atlético, as contratações de Everson e Eduardo Sasha.

 Cuca e Atlético: divórcio que demorou a ser superado

Cuca chegou ao Galo em 2011, teve seis derrotas seguidas nos primeiros jogos e dificuldade para fazer o time escapar do rebaixamento. Foi mantido pela diretoria – então capitaneada por Alexandre Kalil -, teve autonomia para mexer no elenco e, já em 2012, comandou um time muito forte, que foi vice-campeão brasileiro com um belíssimo futebol e sem perder um jogo sequer no Independência.

Cuca

A base daquele ano sustentou o histórico time de 2013, campeão da Libertadores. Cuca entrou para a história do Galo. Saiu após o Mundial de Clubes daquele ano para dirigir o Shandong Luneng, da China. Os números que ficaram: 153 jogos, 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas. Três títulos (além da Libertadores, os Mineiros de 2012 e 2013). É o treinador que teve o trabalho mais longevo no Galo neste século.

Desde que saiu, Cuca teve a volta desejada por grande parte da torcida do Atlético em várias ocasiões. O flerte nunca se transformou em um martelo batido para o retorno, mas o treinador sempre dá declarações reiterando o carinho que tem pelo clube mineiro. A superação do “divórcio” por parte da torcida atleticana teve um personagem decisivo nesta temporada: Sampaoli. A torcida do Galo é só alegrias, até aqui, com o trabalho do argentino. Cuca, por ora, ficou no passado.

Duelo de corajosos

Se Cuca deu ao Atlético o inédito título de campeão da Libertadores, Sampaoli tenta, nesta temporada, dar ao Galo a taça de campeão brasileiro, conquistada pelo clube uma única vez e já há muito tempo: em 1971. Para o Peixe, o título que bateu na trave em 2019 não vem desde 2004.

O confronto desta quarta é passo importante na trajetória dos dois times na competição. Só um deles vai ficar com os três pontos. Ou, claro, cada um leva um ponto para casa – o que é pouco provável, levando em consideração o perfil agressivo e corajoso dos dois times. O Galo, curiosamente, é a única equipe sem nenhum empate no Brasileirão 2020. E vai à Vila para tentar mais uma vitória. Sampaoli leva a sério o lema de que a melhor defesa é o ataque.

Jorge Sampaoli

Temos que atacar. Temos que melhorar o ataque. Os lados do Santos são muito exigentes. Basicamente os extremos: Soteldo, Marinho. Então, temos que ver. Se o jogo se desenvolver muito no campo (de ataque) do Santos, nos atacando, vamos sofrer. Se nós atacarmos, esses jogadores vão ficar imersos. Se o Santos dominar, certamente eles vão aparecer e ser muito perigosos para nós

Disse Sampaoli

BRASILEIRO DA SÉRIE A

9ª rodada/quarta-feira, 9 de setembro.

Às 17h30 – Athletico/PR x Botafogo.

18 hortas – Fortaleza x Sport, Goiás x Coritiba.

19h15 – São Paulo x Bragantino.

21h30 – Fluminense x Flamengo, Santos x Atlético/MG.

Quinta-feira, 10 de setembro, às 19h15 – Corinthians x Palmeiras, Internacional x Ceará, Coritiba x Palmeiras, Bahia x Grêmio.

21 horas – Vasco x Atlético/GO.

Fonte – ge (Bruno Giofrida (Santos) e Guilherme Frossard (Belo Horizonte)

Fotos – InforEsporte/ge, Ivan Storti e AP

Paranavaí 09/09/2020