Tite diz que não está pensando em Copa do Mundo e que a Seleção “não é um mundo cor de rosa”

A mais de um ano da próxima Copa do Mundo, o técnico Tite diz não pensar no Mundial do Catar e garante estar 100% focado na Copa América. Nesta sexta-feira, 2/7, o Brasil encara o Chile, pelas quartas de final do torneio, às 21 horas, no estádio Nilton Santos.

Questionado sobre como o mata-mata do torneio sul-americano pode ajudar a seleção brasileira na preparação para a Copa, Tite afirmou:

Eu não estou pensando em Copa do Mundo, estou pensando neste jogo, em Copa América, em poder merecer mais que o adversário, de reconhecer virtudes de um adversário, um bicampeão da Copa América contra o último campeão da competição. Tem uma grandeza do jogo, ele é muito maior. O mundo nosso não é um mundo cor de rosa. Tem discussão, ideias diferentes, arranca-rabo, bico, igual tem na família, num grupo de pessoas, normal, natural. O que temos é condições de ver nossas diferenças e colocar o trabalho acima de qualquer coisa. Não quem está certo, mas o que está certo. Mas isso tudo existe, não pensa que aqui é um mundo cor de rosa, não”.

Disse Tite
Tite

O treinador destacou os números do Brasil, que está invicto na Copa América, com três vitórias e um empate, e também o fato de ter utilizado todos os atletas na primeira fase da competição.

A gente oportunizou todas as situações, agora é ter naqueles que iniciam uma equipe equilibrada, que mantenha a média de gols e criação. Bom desempenho ofensivo e criação, o que é? Temos média de 16 finalizações com 7 ou oito no gol. Isso é transformar posse em objetividade. O que é associado a isso? Solidez defensiva, se não tiver você faz gol lá na frente e fica intranquilo. O Chile é bicampeão da Copa América nas duas anteriores às que o Brasil foi campeão, em 2019”.

Acrescentou o técnico

Tite esteve acompanhado na entrevista do auxiliar César Sampaio, que também fez elogios ao Chile:

É uma equipe de jogadores experientes, a base que tiveram no último confronto nas Eliminatórias. Jogadores acostumados a performar em adversidade. Algumas variações táticas, estamos nos atentando para tudo nesse cenário e preparando a melhor estratégia para neutralizar os pontos fortes deles”.

Falou César
César

Questionado sobre o desempenho do Brasil na primeira fase do torneio, Tite se mostrou satisfeito:

Objetivos traçados eram de desempenho e foram de resultados na primeira etapa. Construímos três vitórias e um empate, utilizamos todos os atletas, nosso objetivo era de oportunizar dentro do jogo para que as situações se mostrassem. Estarmos todos preparados para os outros enfrentamentos, com grupo confiante. Atingimos os objetivos”.

Completou Tite

Por Bruno Cassucci, Leonardo Lourenço e Raphael Zarko – ge/São Paulo

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Paranavaí 1º/07/2021