Professor e aluno, Thiago Silva volta à Seleção de olho na Copa e nos estudos para ser treinador

A foto que abre esta matéria mostra Thiago Silva momentos antes de a bola rolar para Brasil x Paraguai, na semana passada, pelas Eliminatórias. Zagueiro histórico do futebol brasileiro, campeão da Liga dos Campeões, vice da Libertadores, com três Copas do Mundo e muitos troféus nas costas, ele estava machucado e nem sequer ficaria no banco de reservas, mas questionava Cleber Xavier, auxiliar técnico de Tite depois do adversário liberar a escalação.

O papo era sobre tática.

Conversas do tipo não são novidade para o jogador de 36 anos. De volta à condição de titular da Seleção nesta quinta-feira, 17/06, contra o Peru, às 21 horas, no estádio Nilton Santos (RJ), na segunda rodada da fase de grupos da Copa América, Thiago se interessa pela análise do jogo e fez curso de capacitação da CBF Academy, no ano passado, para obter a Licença B (terceiro nível, abaixo do A e do Pró).

Na turma do defensor nas aulas online ainda estavam o lateral Filipe Luís e volante Paulinho, dois ex-companheiros de Seleção.

É raro o atleta iniciar o curso antes de parar a carreira – conta Mauricio Marques, coordenador dos cursos de treinadores da CBF.

Com contrato recém-renovado com o Chelsea, da Inglaterra, Thiago tenta encaixar na atribulada agenda de jogador novos estudos até a hora de pendurar as chuteiras. Pensa fixamente na sua quarta Copa do Mundo, no fim do ano que vem, no Catar, mas não tira da cabeceira, do tablet e da mente as ideias para seguir uma nova carreira no futebol.

Teve uma aula online que caiu no mesmo dia de um jogo da Liga dos Campeões, e o Thiago ficou preocupado, me procurou perguntando como poderia fazer. A gente gravou a aula para ele, e aí pedi para ele mandar um resumo depois”.

Explicou Marques

Thiago nem sequer finalizou esta etapa dos estudos e já está de olho nas próximas licenças da CBF.

Eu tenho o conhecimento da prática, por estar ali dentro, e um pouco do teórico, até porque gosto de ver e analisar futebol nas horas vagas, mas eu tenho a consciência de que estou longe de saber tudo. Com as aulas, as palestras, você vai acumulando conhecimento para usar lá na frente. Minha ideia é completar todas as licenças, até porque se for para eu continuar no futebol é ali que eu me vejo, como um auxiliar ou como técnico principal”.

Disse Thiago

O outro jogo de hoje, 17/06, da Copa América acontece às 18 horas entre Colômbia e Peru. Na sexta-feira, 18/06, jogam às 18 horas Chicle x Bolívia, às 21 horas tem Argentina x Uruguai.

Prováveis escalações: Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Thiago Silva (Marquinhos) e Renan Lodi; Fabinho (Casemiro), Fred e Éverton Ribeiro (Lucas Paquetá); Everton (Gabriel Jesus), Gabigol (Richarlison) e Neymar.

Peru: Galesse; Corzo, Ramos, Abram e López; Tapia, Yotún, Carrillo, Peña e Iberico; Lapadula.

JOGOS DE HOJE, 17/06

Eurocopa

13 hs – Dinamarca x Bélgica

16 hs – Holanda x Áustria

Brasileiro da Série A

16 hs – América/MG x Cuiabá, Ceará x Bahia

19 hs – Fluminense x Santos, Sport x Grêmio, Atlético/GO x Fortaleza

Brasileiro da Série B

19 hs – Londrina x Botafogo/RJ

Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko – ge/São Paulo e Rio de Janeiro

Fotos – Reprodução / CBF TV e Lucas Figueiredo / CBF

Paranavaí 17/06/2021