Lucas Paquetá surpreende comissão de Tite, é elogiado e ganha espaço na Seleção Brasileira

Na conquista da Copa América de 2019, Lucas Paquetá esteve em campo por apenas 13 minutos no único jogo que disputou, as quartas de final contra o Paraguai. Já na atual edição do torneio, o jovem de 23 anos foi titular da Seleção Brasileira em duas partidas, entrou em outras duas e foi o protagonista da classificação para a semifinal, ao marcar o gol da vitória sobre o Chile.

Nesta segunda-feira, 5/7, ele pode voltar a ter nova chance, diante do Peru, às 20 horas, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em duelo que vale vaga na final da Copa América. Lucas Paquetá é um dos favoritos para substituir Gabriel Jesus, suspenso.

O meia do Lyon vem ganhando não só espaço na equipe de Tite como também elogios do treinador e seus auxiliares. Há tempos eles sabiam da qualidade de Paquetá para criar e concluir jogadas, mas se surpreenderam nos últimos meses com a capacidade dele também atuar mais recuado, como segundo volante.

É um atleta que tem produzido para a gente, entendo que para a carreira dele também. Não sabíamos que poderia executar algumas funções, e vem executando muito bem. O futebol moderno exige muito a participação defensiva dos atacantes e a ofensiva dos defensores. Então, esse atleta, quando consegue fazer a parte dele, que é mais de articulação e qualidade técnica, e ainda contribui defensivamente, em funções de contenção, acaba sendo muito produtivo. Nós temos tido surpresas positivas com ele”.

Disse César Sampaio
Assistente César Sampaio

Nas partidas recentes contra Paraguai (pelas Eliminatórias) e Colômbia, Paquetá entrou no lugar do volante Fred. Já diante de Equador (duas vezes), Colômbia e Chile, ele atuou em faixa mais adiantada do campo, predominantemente partido da direita para o centro.

O jogo de hoje terá a arbitragem de Roberto Tobar (CHI), assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI). VAR: Delis Lopez (PAR).

Prováveis escalações

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Alex Sandro); Casemiro e Fred; Paquetá, Firmino e Richarlison; Neymar. Técnico: Tite.

PERU: Gallese; Corzo, Ramos, Santamaria, Trauco; Ormeno, Pena, Tapia, Yotun, Cueva; Lapadula. Técnico: Martín Lasarte.

O outro jogo da semifinal da Copa América acontece na terça-feira, 6/7, às 22 horas em Brasília, entre Argentina e Colômbia.

Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko – ge/São Paulo

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Paranavaí – 05/07/2021