Clássico “itinerante”? Fla-Flu deste domingo será o sétimo do século disputado fora do estado

Com o Maracanã à disposição da Conmebol para a Copa América de Futebol, Flamengo e Fluminense vão medir forças, às 16 horas, deste domingo, 4/7, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, longe – bem longe – de seus domínios. Mandante da vez, o clube rubro-negro optou pela Neo Química Arena, casa do Corinthians, em São Paulo, para a realização da partida; a qualidade do gramado foi o que mais pesou para o pedido.

Apesar de soar estranho tratando-se de um clássico carioca, esta será a sétima vez em que um Fla-Flu será fora do Estado do Rio de Janeiro só no século XXI, com duas vitórias para cada lado e dois empates.

Foi a primeira vez na história do Campeonato Carioca, que completou 110 anos em 2016, que um jogo foi disputado fora do Estado do Rio de Janeiro. Na época, o Maracanã e Engenhão estavam fechados por conta dos Jogos Olímpicos, e o clássico foi levado para o Mané Garrincha, em Brasília. Sob chuva e sob os olhares dos 32.024 torcedores presentes, o Flamengo levou a melhor e venceu por 2 a 1.

Nos Fla-Flus “itinerantes”, o resultado que mais aconteceu foi empate: 10 vezes. Mas quem mais venceu foi o Flamengo, com sete vitórias. Porém, o Fluminense poderá encostar e chegar a seis triunfos se ganhar neste domingo, 4/7, o primeiro clássico entre eles na Neo Química Arena.

Por Felipe Siqueira, Paula Carvalho e Thiago Lima -ge/Rio de Janeiro

Paranavaí 03/07/2021