Campeonato Paranaense: cidades vivem lockdown e mais de 90% de ocupação nas UTI’s

A retomada parcial do Campeonato Paranaense de Futebol, com três jogos na última quinta-feira, 11/03, contrasta com um número preocupante no estado. Todas as cidades que recebem jogos da competição têm taxa de ocupação em hospitais acima de 90%.

Resultados do dia 11/03: Azuriz 0x1 FC Cascavel, Londrina 1×1 Maringá, Toledo 0x1 Rio Branco. No domingo, 14/03 jogam às 17h15 – FC Cascavel x Paraná Clube.

Em levantamento do ge, com base nos dados de sexta-feira, 12/03, o município de Londrina registra o menor número: 90,5% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre redes pública e privada. Cascavel está em situação ainda mais preocupante, com 92% de ocupação.

Três sedes que aceitam, hoje, receber jogos colapsaram seus sistemas de saúde no Paraná: Cianorte, Pato Branco e Toledo. Além dessas, Arapongas também está sendo utilizada para receber os jogos do Londrina. Paranaguá e Ponta Grossa completam as cidades com 100% das vagas ocupadas.

Curitiba, que ainda não recebeu nenhum jogo, passou para a bandeira vermelha, aumentando as restrições. Além de os três clubes da capital não poderem jogar em seus estádios, o Athletico está proibido até de treinar no CT do Caju. A capital tem 98,2% dos leitos de UTIs ocupados.

Coordenador do Serviço de Infecção Hospitalar do Hospital Vitória-PR e do Hospital Cardiológico Costantini, Francisco Beraldi de Magalhães lembrou que o impacto de um jogo de futebol profissional vai além do controle feito nas partidas. Ele reforça que as cidades não têm vagas no sistema de saúde.

O futebol é um esporte de contato. Durante o jogo, pode haver situações em que o jogador possa precisar de atendimento, cirurgia e não vai ter espaço para atender.”

Disse Francisco Beraldi
CidadeOcupação
Arapongas100% (SUS)
Cascavel92% (SUS)
Cianorte100% (SUS e Privado)
Curitiba98,2% (SUS)
Londrina90,5% (SUS e Privado)
Maringá98,1% (SUS e Privado)
Paranaguá100% (SUS)
Pato Branco100% (SUS e Privado)
Ponta Grossa100% (SUS e Privado)
Toledo100% (SUS)

Na foto em destaque, o time de Maringá.

Fonte – Guilherme Moreira (ge/Curitiba)

Paranavaí 13/03/2021