Brasileiro já é campeão no Japão em 2021

O atacante brasileiro Leandro Damião, conquistou nesta sexta-feira, 1 de janeiro, o título da Copa do Imperador de Futebol do Japão, pela equipe Kawasaki Frontale, ao vencer o Gamba Osaka por 1 a 0, com sua assistência.

Quando o técnico Toru Oniki assumiu o Kawasaki Frontale, no início de 2017, os únicos títulos da história do clube eram na segunda divisão (um em 1999 e outro em 2004). A fama do Golfinho era de “eterno vice”, com três medalhas de prata na J. League e quatro nas copas nacionais. Quatro anos depois, o Frontale já ganhou três J. League e uma Copa Levain.

O gol na conquista de hoje (1) foi de Kaoru Mitoma.

A Copa do Imperador é a competição de futebol mais antiga do Japão, que teve a primeira edição realizada em 1921. A final de hoje (1/1) encerrou a histórica centésima edição do torneio. Por causa da pandemia, o regulamento teve que ser alterado. Como o calendário da J.League estava apertado ao máximo, as primeiras fases da copa nacional foram realizadas apenas com times amadores e só quatro profissionais participaram, entrando já nas fases finais: Os campeões da J2 (Tokushima Vortis) e J3 (Blaublitz Akita) a partir das quartas de final e os dois primeiros colocados na J1 (Kawasaki Frontale e Gamba Osaka) a partir da semifinal. Os representantes da primeira divisão venceram as semifinais sem muita dificuldade (ambos por 2×0) e fizeram a decisão no Novo Estádio Nacional de Tóquio, como é tradição do torneio, no Ano-Novo.

Copa do Imperador – Final

Kawasaki Frontale 1×0 Gamba Osaka
Novo Estádio Nacional de Tóquio – Público: 13.318
Gol: Kaoru Mitoma (55′)

Escalação do Kawasaki Frontale: Jung Sung-ryong; Yamane, Jesiel, Taniguchi, Hatate (86′ Kurumaya); Morita, Ao Tanaka, Oshima (89′ Wakizaka); Ienaga, Leandro Damião (79′ Yu Kobayashi) e Mitoma (79′ Hasegawa).

Escalação do Gamba Osaka: Higashiguchi; Onose (80′ Tsukamoto), Takao, Miura, Kim Young-gwon, Fujiharu (74′, Fukuda); Yamamoto (74′ Watanabe), Yajima, Kurata, Usami; Patric.

Na foto em destaque, o brasileiro Leandro Damião.

Fonte – Tiago Bontempo (ge)

Fotos – Ultrasoccer e Takamoto Tokuhara

Paranavaí 01/01/2021