Atlético Paranavaí encaminha “11 atletas” para outras equipes
Com o fim do Paranaense de Futebol da Segunda Divisão e a não conquista do acesso à Primeira Divisão em 2025, a diretoria do Atlético Clube Paranavaí/SAF encaminhou 11 atletas para outras equipes em atividades nesse 2024.
Akiles foi para a base do Cruzeiro/MG.
Cirilo – São Bento de Sorocaba/SP (já estreou)
Varolo – Rio Claro/SP
Wellingon – Amazonas FC
Carlão – Cianorte
Matheus – Comercial de Ribeiro Preto/SP
Os atletas Nicolas, Léo, Kadu, Diogo e Guedes foram para o Rio Verde/GO (Terceira Divisão).
O lateral Caio está em Odessa na Ucrânia, em uma equipe da Primeira Divisão.
O lateral esquerdo Gleidson e o meio campista Dudu ainda não foram emprestados, a diretoria acepeana está à procura de equipes para eles. Como atuam atrás sofrem desvantagens em comparação aos que atuam do meio para a frente.
O diretor de Esportes do ACP/SAF, Adriano Faria Pimenta, 45 anos que nasceu em Goiânia falou com o site avelaresportes.com.
“Alguns atletas já tinham contrato com o ACP/SAF, alguns tiveram os prazos estendidos, até o Paranaense de 2025, outros vieram por empréstimos e outros venceram o contrato, e nós entendemos que o risco do ACP não pode arcar caso não venham a encontrar um novo clube, pode colocar em risco o orçamento.”
“Tínhamos duas programações, sem o acesso foi a programação B, daí o prazo para retorno das atividades é mais longo.”
Em meados de março ou abril deve começar a montagem do time profissional para a Segunda Divisão de 2025.
“Fiquei muito chateado com a perda da chance do acesso, nos primeiros dias a situação foi complicada para mim, confesso. Fizemos de tudo para conquistar o acesso, mas é futebol. Durante o percurso até a entrada do gramado a gente consegue controlar muita coisa, da linha para dentro, ocorrem situações que de fato a gente não tem nenhum tipo de controle, como a questão de cartões, lesões, até mesmo de clima, mas no geral considero o trabalho positivo e muito bacana. Estou há dois anos a frente de um clube grande que é o ACP, onde tivemos um acesso com um título, e no segundo ano disputando na ponta da tabela da classificação outro acesso, só tenho coisas positivas para tirar desse tempo. Obviamente queríamos em 2025 estar na Primeira Divisão, vamos aprender com esse ano, e tentar fazer igual ou melhor em 2025, para lograr o objetivo.”
Pimenta disse que continua à frente da montagem do elenco para tentar novo acesso em 2025.
“Sobre a direção técnica, ainda é cedo para falar sobre a permanência de William Sander no comando do ACP 2025. Ele tem contrato com a equipe, se fosse hoje eu digo que continua. Mas como são questões de futebol e de mercado, ele tem sido sondado por outras equipes do estado de São Paulo e do Nordeste, onde já trabalhou. Temos ainda uns 8 a 9 meses para começar as atividades. Sander integra a comissão técnica das categorias de base. Ele fez na semana passada na Granja Gomary um curso na CBF para a licença Pro, a mais top que poderá trabalhar até fora do Brasil se tiver oportunidade.”
Pimenta falou de algumas situações sobre os jogos finais do ACP.
“Em Campo Largo tínhamos atletas com lesões e outros suspensos, tínhamos o risco de lesões graves. Fizemos lá um bom jogo, se pegarmos os números do jogo, nós fomos superiores (finalizações, objetividade, coletividade e agressividade). Porem tomamos 3 gols. Contra o Paraná Clube tivemos um gol impedido, a bola não entrou e o árbitro validou o gol, tivemos socos em defensores nosso e eu nem comentei esses assuntos. Jogamos um futebol limpo. Muitos comentários maldosos eu ouvi, mas não respondi, não valia a pena. Contra o Rio Branco no jogo de ida da semifinal devíamos ter feito o dever de casa, perdemos muitos, eles tiveram uma chance no final e marcaram com a bola batendo na trave, lá a nossa bola na trave saiu, poderia o jogo ter sido 3 a 3, e levarmos a decisão para as penalidades. São coisas do futebol, difícil de explicar”.
BASE
“Teremos em ainda com início nesse mês a Copa Paraná de Futebol de Base com participação das nossas categorias Sub-14 e Sub-16. É uma ideia que temos para reativar as categorias de base, no primeiro semestre participamos do Sub-15 e do Sub-17. E nesse segundo semestre vamos participar da Copa e aproveitar para observar o elenco para um futuro aproveitamento na base ou no profissional.”
Arielton é o atual técnico do Sub-14 e Kendue do Sub-16, eles se auxiliam nas categorias. Os treinos estão sendo no Estádio Waldemiro Wagner.No Sub-14 o ACP está no Grupo E com as equipes Laranja Mecânica, PSTC, REC e Campo Mourão.
No Sub-16: Laranja, PSTC, REC, Campo Mourão, Maringá FC, Galo Maringá e Portuguesa Londrinense.
As categorias Sub-11 e Sub-12 estão treinando no D.E.R. com o técnico Arielton. E em um futuro próximo o ACP deve montar o Sub-20.
Um técnico já deve chegar em breve para assumir uma categoria, é um conhecido do supervisor Oscar, que já trabalhou com ele em São Paulo.
“Ele já conhece a nossa filosofia de trabalho”, disse Pimenta.
Paranavaí 13 de agosto de 2024