PRÁTICA DE ESPORTES JÁ, DR. OSÓRIO ACONSELHA “É MELHOR AGUARDAR”

Com a pandemia que castiga o mundo e principalmente o Brasil, a prática de esportes está proibida, o pediatra e atleta Dr. Osório Massaaki Ogasavara, que nasceu em Cambé, e tem consultório em Paranavaí desde 1980, aconselha que é melhor aguardar a Covid-19 diminuir para voltar às atividades com segurança.

Segundo o médico que está trabalhando, em ritmo mais lento e com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de saúde. “A gripe causada por esse vírus tem potencial de ser muito grave. Apresenta capacidade de transmissão elevada. Todas medidas de prevenção são válidas. Acredito, porém, que está havendo um pouco de excesso nas informações veiculadas na mídia. Há extrapolação em algumas medidas que são pouco eficazes, mas trazem transtornos às pessoas. Nesse momento de muito medo, é importante manter a calma e realizar atos de forma sensata e inteligente”.

Sobre vacina contra o Coronavírus, Dr. Ogasavara falou. “O desenvolvimento de uma vacina contra o vírus está sendo feito em vários centros de pesquisa, sejam públicos ou privados. Poucas vezes se viu uma corrida dessa natureza. Mas uma vacina não pode ser produzida em prazo curto, necessita de vários estudos e testes, para não haver resultados ineficazes ou pior, com efeitos colaterais graves. A vacina deve ser anunciada somente no ano que vem”.

Dr. Osório praticou beisebol, futebol, atletismo, voleibol e basquetebol. Sempre participa do Campeonato Interno de Futebol Suíço da Santa Casa de Paranavaí. Já foi goleiro, agora atua na zaga e na lateral esquerda.

Apesar da idade, 66 anos, o médico antes da pandemia praticava futebol suíço duas vezes por semana, às quartas-feiras no campo da Sociedade Médica de Paranavaí (hoje Arena C.T. São Lucas) e aos sábados no Club dos Médicos, além de fazer caminhada e andar de bicicleta. Já jogou também no Harmonia e no BEC.

“O esporte é importante para qualquer pessoa, independente da idade e respeitando os limites. Não importa se tem habilidade ou não. Eu, pessoalmente, não sou um bom jogador, apenas esforçado, dedicado e participativo”.

ESPORTE É VIDA – “Inúmeros trabalhos científicos foram publicadoS que atestam a melhora na saúde de quem faz atividades físicas regularmente, não apenas no sistema cardiorrespiratório, como na prevenção de diversas doenças de todo o corpo. Não é possível enumerar, pois a lista é grande, mas podemos destacar enfermidades infecciosas, neurológicas, ortopédicas, reumatológicas e imunológicas. Resumindo, esporte é ótimo para prevenção e até mesmo cura de doenças, mas é muito importante ter uma alimentação nutritiva e equilibrada”, finalizou Dr. Osório.

03/05/2020 – Paranavaí