“Ala folclórico do Maranhão” defendeu a equipe São Lucas em quatro temporadas

Nos anos 2002, 2003, 2005 e 2010 a equipe paranavaiense São Lucas tinha em suas fileiras o folclórico e vitorioso Thomas Jefferson Pereira Ribeiro, que veio do Sport Recife/PE, mas é oriundo de São Luís, no Maranhão para disputar o Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro.

Thomas tem 42 anos, jogou em Paranavaí de fixo e ala esquerda, veio com recomendações de Etienne, o técnico era Rafael de Souza (viu Rafael em Imperatriz/MA em uma Taça Brasil). Jogou em vários estados nas equipes: Arisco/Mafra/SC, Vasco Ulbra/RS com Etienne, John Deer/RS, Perdigão/Mafra/SC, Pato Branco, Ciagym Maringá, Cianorte/PR, Mombaça/CE, jogou no Maranhão Atlético Clube onde parou no ano de 2012. Em Paranavaí jogou também sob orientação do técnico Amorim.

Parei pois não aguentava mais as dores e contusões, e não tinha mais pique de treinamentos e jogos, parei em alto nível”.

Explicou Thomas
São Lucas

Foi campeão Maranhense e Norte Nordeste, campeão da Copa DalPonte de Pernambuco pelo Sport, campeão dos Jogos Abertos Juvenil pelo Arisco, vice da Taça Brasil Juvenil pelo Arisco, campeão Juvenil pelo Vasco/RS, vice dos Jogos Abertos do Paraná B pela São Lucas, vice Gaúcho Adulto, terceiro lugar no Brasileiro de Seleções de Futsal em 2003 pelo Maranhão. Ele também jogou futebol em São Luís.

Thomas elogiou Rafael de Souza, que foi seu técnico na São Lucas, atualmente ele é secretário de Esporte e Lazer de Paranavaí.

São Lucas 2002

Tenho muita gratidão pelo Rafael, foi um cara e técnico muito importante para mim. Ele sempre confiou no meu futsal e sabe que todas as vezes eu dava retorno em quadra, machucado ou não eu ia para os jogos, por causa dele e do Nivaldo. Eu joguei em muitos lugares, e em muitos estados, mas nunca joguei e trabalhei com um presidente tão amigo e tão gente boa e humano como o Nivaldo Mazzin”.

Comentou o maranhense

O ex-ala reside atualmente em São Luís, capital do Maranhão, onde é funcionário público estadual, está concluindo um curso de corretor de imóveis.

São Lucas em 2005

Não consegui jogar em Paranavaí ao lado de Etienne (uma pena), de quem sou fã, e nem do irmão dele o Edson, muitos falavam bem dele, e se eu jogasse do lado dele eu tenho certeza que ele me ajudaria, e ele faria mais gols em sua vitoriosa carreira, pois ele era pivô e eu gostava de dar passes, iríamos nos completar”.

Disse Thomas Jefferson
Thomas e o filho Guilherme

O maranhense Thomas tem três filhos Guilherme, Gabriel e André Victor.

O Thomaz foi importante nas equipes que dirigi (São Lucas e Cianorte), dava trabalho fora de quadra, mas dentro resolvia. Era extrovertido, contava várias coisas engraçadas e era bastante milongueiro. Tanto eu como o Amorim (foi técnico do Maringá e São Lucas) concordamos que ele foi um dos melhores atletas que tínhamos em nossos elencos”.

Falou Rafael de Souza
Rafael

HOMENAGEM

No dia 17 de julho em São Luís do Maranhão haverá um jogo que estará homenageando a Geração de Ouro do Futsal Maranhense.

A comissão organizadora formada por Aquiles (Pelado), Márcio Jupira, Arnaldo Baldez e professor Jorge Gobel, realizou há alguns dias o sorteio das quatro equipes (ficaram balanceadas por idade), cada uma com 15 atletas, que estarão participando do Futsal Solidário no Ginásio da Caixa ou no Costa Rodrigues (principal quadra esportiva de São Luís), ainda não está definido o local. Estarão envolvidos no evento 60 atletas, oito técnicos e alguns dirigentes esportivos da época.

São Lucas 2005

Segundo o professor Jorge, o intuito é proporcionar a todos os participantes a oportunidade de voltar a atuar juntos.

O ala Thomas Jeferson que esteve em Paranavaí em quatro temporadas será um dos homenageados juntamente com Denilson, Pufi, Marcinho Guerreiro, André, Marão e Alim.

Por Maringá

Márcio disse que muitos atletas ainda estão em atividades, mas não da maneira quando atuavam no auge de suas carreiras. Será bem prazeroso voltar a revê-los em uma quadra de futsal.

A torcida que deverá assistir o jogo no local deverá ser bem diminuta, devido a pandemia da Covid-19. Outras opções serão assistir pela internet, no Youtube pelo Canal Planeta Esportivo ou pelo Instagram.  

Por Paranavaí nos Jogos Abertos em 2009 em Francisco Beltrão, medalha de bronze

Vários atletas mandaram vídeos parabenizando a iniciativa e saudando os homenageados, entre eles Wander Carioca, Márcio Araújo, Thiago Bolinha (atuou no Maringá e São Lucas, atualmente joga na França) e Rafael de Souza, de Paranavaí, que foi técnico no São Lucas dos alas Thomas e Alex Maranhão.

Thomas é funcionário público estadual em São Luís do Maranhão

Paranavaí 06/06/2021

Compartilhe: