Há 24 anos, “Evani” corintiana e acepeana mantem tradição em decorar a casa

Desde 1968 em Paranavaí, a gaúcha de Nova Prata, Evani Lourdes Zardo Fernandes, 74 anos, apaixonada pelo Corinthians e pelo Atlético Clube Paranavaí, mantém a tradição há 24 anos em decorar a cada com peças natalinas.

Papai Noel (Roberto Carlos)

Iva como é conhecida nos meios esportivos, pois seu finado esposo falecido em 2007 Telson José Fernandes foi por décadas advogado da Liga de Futebol de Paranavaí, além de torcer pelo ACP.

Iva e a filha Gisele

Iva foi por vários anos assistir jogos do ACP na Praça dos Pioneiros (Estádio Natal Francisco) e no Distrito de Sumaré (Estádio Alfredo Ferrari), na Arena do Corinthians ainda não foi, mas pretende ir.

Torce pelo Corinthians desde o tempo do ponta direita Marcelinho Carioca.

Corinthians é paixão e ACP do coração”.

Disse Iva

Iva contou ao site avelaresportes.com o amor que mantém em decorar a residência na Rua Pernambuco (próxima ao Correio) em Paranavaí.

Mantenho a tradição em decorar minha casa na época natalina, pois desde pequena esperava o Papai Noel chegar para colocar na árvore de Natal o meu presente. Quando casei e depois minha filha engravidou, eu pensei agora está na hora de festejar o Natal, criança nasce e Jesus vem, aí eu comecei essa tradição há 24 anos, nunca parei. Quando o Telson faleceu muitos achavam que eu iria parar, mas como era também a alegria dele, porque não continuar. Tenho centenas de itens de decoração, tem de tudo, além de seis presépios montados. Para falar a verdade não falta nada na minha coleção de enfeites de Natal, até Papai Noel japonês tenho. Ganhei uma blusa de lã, e a transformei no meu primeiro quadro natalino que tenho até hoje em minha sala”.

Falou a gaúcha Iva
Sempre que possível Iva prestigia o ACP

A Associação Comercial de Paranavaí fazia o concurso de casas decoradas, e Iva ganhou por diversos anos, e quando não ganhava os netos ficavam revoltados com ela. O ingresso era um quilo de alimento que doava para os Asilos e na Casa das Crianças de Paranavaí.

Iva com as amigas Vera e Marilene

Tem duas filhas Gisele e Fernanda, e dois netos, um neto com o nome Nícolas, ele fala que é por causa de São Nicolau, o outro neto chama Luiz Fernando.

A RTPCTV sempre fazia matérias na casa de Iva.

Antes da pandemia quando crianças vinham visitar a minha casa eu dava uma canequinha de presente, os pais agradeciam e diziam que o presente veio em boa hora, pois dificilmente as crianças ingerem líquidos, muitos passam em frente e apreciem, isso me motiva ainda mais a continuar com essa saudável tradição. Muitos falam que dá trabalho fazer essa decoração, eu digo, o que é bom não dá trabalho. Começamos a montar a decoração após os Finados, e desmontamos no dia 6 de janeiro, quando bate uma tristeza”.

Finalizou a corintiana e acepeana Iva
Apaixonada pelo Corinthians e Atlético Clube Paranavaí

Paranavaí 24/12/2021