Flamengo não vai retirar proposta por Kaio Jorge, afirma Mauro Cezar

O Flamengo decidiu manter a proposta por Kaio Jorge e adota uma postura estratégica para pressionar o Cruzeiro no mercado, destaca Mauro Cezar Pereira no Posse de Bola, do Canal UOL.

Segundo o comentarista, a movimentação não serve só para tentar contratar Kaio Jorge, mas também valoriza o jogador e força o clube mineiro a renegociar salário.

O Flamengo tenta de fato contratar o jogador, não desistiu do jogador, tá? A proposta tá colocada e ela vai ficar sobre a mesa lá do Cruzeiro, pelo tempo que o Cruzeiro quiser. Eles não vão retirar a proposta, pelo menos essa é a posição que eu apurei. Vão manter a proposta. Tá aí a proposta. Não precisa responder agora, tem tempo, a janela não vai fechar hoje. Fica aí com ela. E o Cruzeiro pode mudar de ideia ou não.

Segundo Mauro Cezar, ao deixar a proposta na mesa, o Flamengo pressiona o Cruzeiro e dá margem para empresários pedirem valorização do atleta.

“Você demonstra o interesse pelo jogador, você cria, isso não tem jeito, embora você tenha um contrato de vigor, na prática você fica forçado a negociar com o empresário do jogador. Porque ele passa a ter argumentos. Olha, o jogador está valorizado. Olha aqui, olha a situação”, disse ele.

“E óbvio que nesse momento vai acontecer uma pressão dos representantes do atleta para que ele seja valorizado, ou seja, fazer um contrato novo com outro salário e você vai forçando o adversário, o Cruzeiro hoje é o adversário do Palmeiras e do Flamengo claro, para brigar por títulos importantes, a investir mais naquele jogador”, acrescentou.

Segundo Mauro Cezar, a estratégia terá impacto mais significativo a partir de 2028, quando começam a ser implementadas regras de fair play financeiro no futebol brasileiro.

“Daqui a uns dois, três anos, 2028, começa aquela situação do fair play financeiro, vai começar, é o que está previsto, em que você só pode gastar 80% do que você fatura com o futebol e no ano seguinte passa a ser 70% e assim será. Até as SAFs vão se ver, pelo menos em tese, se tudo for como está sendo esboçado, vão ter que lidar com isso. Porque se você quiser gastar o valor X, você vai ter que fazer com que esse valor.

Mauro Cezar exemplificou: “Só para ilustrar, o Flamengo faturou um pouco mais de 2 bilhões esse ano. Em tese, ele poderia investir no futebol 1,4 bilhão, 70%, ou mais do que isso, em 2028, 80%, seria 1,6. Então, quando ele fatura, por exemplo, 500 milhões, ele só poderia gastar 70% disso, ou seja, 350 milhões de reais, o que não cobre, evidentemente, investimentos como esse do Cruzeiro, nada mais agora com a contratação do Gerson por cifras que podem bater a casa dos 30 milhões de euros”.

Fonte – UOL Esportes/São Paulo

Paranavaí 09 de janeiro de 2026