Equipe de Atletismo de Paranavaí tem “Cleiton Cezário” convocado para Paralimpíada no Japão

No dia 15 de julho, o atleta Cleiton Cezário Abrão, integrante da equipe de Atletismo de Paranavaí, foi convocado pelo Centro Paraolímpico Brasileiro para ser atleta guia nos Jogos Paralímpicos que será disputado de 24 de agosto a 5 de setembro em Tóquio (Japão).

Cleiton (nasceu em Nova Esperança) tem 31 anos, foi convidado para guiar nos Jogos Paralímpicos dois atletas, uma mulher T11 (deficiência visual total) nos 1.500 metros e talvez um pedaço da maratona, podendo guiar também um menino nos 1.500 metros (com chances de medalha e quebra de recorde).

Formado em Educação Física pela Fafipa/Unespar de Paranavaí, Cleiton iniciou na Escolinha de Atletismo de Paranavaí, após destacar-se em provas pedestres ele foi para São Paulo, onde competiu a partir dos 20 anos pela equipe BM&F (acabou em 2018). Atualmente reside em São Paulo.

Cleiton

Cleiton é registrado pela equipe de Paranavaí, tendo competido nos 800, 1.500 e 3.000 metros com barreiras, no Troféu Brasil. Foi eleito recentemente (julho) como presidente da Comissão de Atletas do Atletismo no Brasil, representa todos os atletas nas reuniões da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

Prova de Rua em São Paulo

É atleta guia desde 2017. Foi campeão Estadual 30 vezes nas provas de 800, 1.500, 5 mil, 10 mil e 3 mil metros com obstáculos. Campeão dos Jogos Abertos do Paraná em 2010 e 2011, nas provas de 800, 1.500 e 3 mil com obstáculos. Recordista Universitário dos 3 mil metros com obstáculos com o tempo de 9″10 segundos, competição realizada em Goiânia em 2013. Bicampeão do Troféu Brasil na prova dos 800 metros rasos nos anos de 2014 e 2016. Nos Jogos Panamericanos de Toronto em 2015, foi o 5° colocado e escolhido entre os melhores atletas do continente. Competiu no Campeonato Mundial de Atletismo em Pequim em 2015 e no Campeonato Mundial Universitário em Taipei em 2017.

A esposa de Cleiton, July Ferreira (nasceu em Natal) também estará representando Paranavaí nos grandes eventos, nos 800 e 1.500 rasos.

Equipe BM&F de São Paulo

A convocação do Cleiton para estar competindo em Tóquio é um motivo de orgulho para o Atletismo de Paranavaí e região, confio em uma boa participação dele e atletas nos Jogos Paralímpicos”.

Disse o professor Aguinaldo, um dos orientadores do atleta
Campeão nos 1.500 metros nos Jogos Abertos por Paranavaí

Quando estava na Escolinha de Paranavaí o professor era Aguinaldo Souza Santos.

Na China

Estou muito feliz em poder representar mais uma vez minha cidade, familiares, amigos e todo o Brasil nesse que é o maior evento desportivo do mundo, podendo assim carimbar mais uma experiência em minha carreira”.

Falou Cleiton ao Jornal Noroeste (Nova Esperança)
Em Toronto, quinto lugar no Pan-americano

Os atletas Cleiton e July tem como técnicos em São Paulo, Adalto Domingues.,

Prof. Leandro, Anderson Venâncio, prof. Aguinaldo, July e Cleiton

Na foto em destaque, Claiton em São Paulo, na disputa do Troféu Brasil de Atletismo de 2021, ficou em nono lugar nos 3.000 metros com obstáculos (está voltando de lesão), representando Paranavaí.

Paranavaí 20/07/2021

Compartilhe: