Número de estrangeiros aumenta entre clubes da Série A, com Grêmio e Vasco à frente; veja lista

A janela de transferências fechou na última sexta-feira com aumento de estrangeiros nos clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Se no período anterior, em setembro de 2024, eram 130 gringos no totalagora são 135, conforme levantamento do ge. Grêmio e Vasco lideram a lista, com 11 atletas de fora cada.

Vale lembrar que, na época, os dados foram consolidades logo após o fim do período de transferências de atletas do exterior com contratos vigentes. Porém, outros gringos chegaram depois, como o holandês Depay e o peruano Carrillo, ambos no Corinthians, mas que estavam livres no mercado.

Na janela deste ano, de 3 de janeiro a 28 de fevereiro, foram 44 estrangeiros contratados, sendo que alguns que já estavam no futebol brasileiro, como Canobbio (do Athletico para o Fluminense), além de três retornos de empréstimo, caso de Soteldo (do Grêmio ao Santos).

Dos 20 times da Série A, 17 contam com novos gringos e 19 têm ao menos um jogador nascido em outro país no elenco. Flamengo e Vitória não tiveram aquisições na janela, e o Mirassol, novato na elite, é o único com elenco 100% brasileiro.

Como já citado, Grêmio e Vasco lideram a lista, com um time inteiro cada. Os dois também estão entre clubes com movimentos “fora da caixa”, isto é, buscando atletas de nacionalidades pouco comuns no Brasil, como o belga Amuzu no Tricolor e o angolano Loide Augusto no Cruzmaltino.

Por falar em nacionalidades, são 18 distintas, divididas entre os nove países da Conmebol, sete da Europa e dois da África. A nação com mais jogadores no futebol brasileiro é a Argentina, com 46 atletas, seguida do Uruguai, com 26.

Bahia – 5 jogadores: Acevedo, Araújo e Lucho Rodríguez (Uruguai); Arias (Colômbia) e Mingo (Argentina)

Botafogo – 5 jogadores: Ponte e Rodríguez (Uruguai); Barboza (Argentina); Bastos (Angola) e Savarino (Venezuela)

Bragantino – 7 jogadores: Rodríguez, Sant’Anna, Laquintana e Borbas (Uruguai); Hurtado (Equador); Mosquera (Colômbia) e Pitta (Paraguai)

Ceará – 5 jogadores: Mugni e Martínez (Argentina); Recalde e Galeano (Paraguai); Rafael Ramos (Portugal)

Corinthians – 9 jogadores: Félix Torres e Diego Palacios (Equador); Garro e Angileri (Argentina); Martínez (Venezuela); Carrillo (Peru); Romero (Paraguai); Memphis Depay (Holanda) e Héctor Hernández (Espanha)

Cruzeiro – 6 jogadores: Villalba, Romero, Dinenno e Lautaro Díaz (Argentina); Gamarra (Paraguai) e Bolasie (RD Congo)

Flamengo – 7 jogadores: Varela, Viña, De la Cruz e Arrascaeta (Uruguai); Rossi (Argentina); Pulgar (Chile) e Plata (Equador)

Fluminense – 9 jogadores: Arias, Serna e Fuentes (Colômbia); Bernal, Canobbio e Lavega (Uruguai); Freytes e Cano (Argentina); Lezcano (Paraguai)

Canóbbio

Fortaleza – 10 jogadores: Ávila, Brítez, Mancuso, Fernández, Martínez, Pochettino e Lucero (Argentina); Kuscevic (Chile); Borrero (Colômbia) e Andrade (Venezuela)

Grêmio – 11 jogadores: Kannemann, Cristaldo e Pavon (Argentina); Villasanti (Paraguai); Cuéllar e Monsalve (Colômbia); Aravena (Chile); Arezo e Olivera (Uruguai); Amuzu (Bélgica) e Braithwaite (Dinamarca)

Internacional – 9 jogadores: Aguirre, Mercado e Bernabi (Argentina); Rochet e Rogel (Uruguai); Borré e Carbonero (Colômbia); Óscar Romero (Paraguai) e Enner Valencia (Equador)

Juventude – 3 jogadores: Wilker Ángel (Venezuela); Giraldo e Batalla (Colômbia)

Mirassol – Nenhum estrangeiro

Palmeiras – 8 jogadores: Giay, Aníbal Moreno e Flaco López (Argentina); Piquerez, Martínez e Torres (Uruguai); Gustavo Gómez (Paraguai) e Richard Ríos (Colômbia)

São Paulo – 7 jogadores: Franco, Díaz e Calleri (Argentina); Cédric Soares (Portugal); Arboleda (Equador); Ferraresi (Venezuela) e Bobadilla (Paraguai)

Santos – 7 jogadores: Escobar, GodoyRollheiser e Barreal (Argentina); Rincón e Soteldo (Venezuela); Miguelito (Bolívia)

Sport – 8 jogadores: Di Plácido, Ortíz e Atencio (Argentina); João Silva, Sérgio Oliveira e Gonçalo Paciência (Portugal); Domínguez (Uruguai) e Rivera (Colômbia)

Vasco – 11 jogadores: Capasso, Sforza, Garré e Vegetti (Argentina); Puma Rodríguez e Mauricio Lemos (Uruguai); Maxime Dominguez (Suíça); Payet (França); Jean David (Chile); Loide Augusto (Angola) e Nuno Moreira (Portugal)

Vitória – 1 jogador: Raúl Cáceres (Paraguai)

Na foto em destaque Rollheiser, Amuzu e Loide Augusto, novos estrangeiros nos clubes da Série A.

Fonte – Gabriel Girardon — ge/Porto Alegre

Fotos – GE, André Durão,

Paranavaí 07 de março de 2025