Falta uma semana: como estão Palmeiras e Santos antes da final da Libertadores

O torcedor está ansioso. Porém, ainda há um pequeno caminho para Palmeiras e Santos antes da decisão da Copa Libertadores, marcada para o próximo sábado, 30 de janeiro às 17 horas, no Maracanã, Rio de Janeiro. 

Enquanto aguardam a final, Palmeiras e Santos seguem em ação no Campeonato Brasileiro. Ambos brigam por vagas para a próxima edição da Libertadores, com vantagem até aqui para o time alviverde, após 30 partidas de cada clube na Série A.

Abel Ferreira

O time comandado por Abel Ferreira ocupa a quinta colocação com 51 pontos. São seis pontos a mais na comparação com os atletas comandados por Cuca, que atualmente ocupam a nona colocação na tabela de classificação.

Momento

Palmeiras tem embalo freado pelo Flamengo

Desde a classificação contra o River Plate, o Palmeiras viveu duas excelentes noites e uma bem abaixo, pelo menos na questão do desempenho. No empate por 1 a 1 contra o Grêmio, a equipe dominou o rival da final da Copa do Brasil, mas acabou vazada e precisou de Weverton no fim para evitar a derrota no Allianz Parque.

A retomada de desempenho, contudo, acabou freada na quinta-feira. Contra o Flamengo, a equipe de Abel Ferreira apresentou dificuldades ao ser pressionada e pouco criou contra o time comandado por Rogério Ceni. Em Brasília, os cariocas se saíram melhores e venceram por 2 a 0, afastando o Palmeiras da briga pelas primeiras posições.

Desfalques? Retornos?

Palmeiras: Gómez volta, e Pitbull segue como dúvida

A uma semana da decisão no Maracanã, o Palmeiras conta com três boas notícias. No treino de sexta-feira, 22/01, o zagueiro Gustavo Gómez trabalhou normalmente e está próximo de retornar ao time, após lesionar a virilha contra o River Plate. A atividade também contou com Patrick de Paula e Gabriel Veron, desfalques em Brasília.

Gustavo

A grande expectativa recai sobre a presença de Felipe Melo. O volante, que possui poucas chances de estar em campo no sábado, 30/01, tenta acelerar a recuperação e estar à disposição de Abel Ferreira. O próprio treinador português, contudo, diz que o veterano agora pode ajudar mais fora do que dentro de campo.

Santos: Alison é dúvida, e Jobson está fora

O Santos tem duas dúvidas para a partida contra o Palmeiras. O volante Alison testou positivo para Covid-19 num exame realizado no dia 15/01. O capitão do Peixe precisará ficar pelo menos 10 dias em isolamento para voltar a treinar.

Alison

Se estiver liberado para retornar aos trabalhos, Alison precisará, também, de um teste negativo para Covid-19 num exame PCR realizado depois do dia 25/01, ou seja, a partir de segunda-feira até o dia da final – para jogar no Maracanã.

Quem também não sabe se estará à disposição de Cuca é o zagueiro Alex. Ao contrário de Alison, o defensor é reserva, mas também é utilizado pelo treinador com frequência. Ele torceu o tornozelo durante um treino nesta semana e ainda aguarda o resultado do exame de imagem para saber se tem lesão.

Em contrapartida, Cuca já sabe que não contará com o volante Jobson. O jogador, também utilizado constantemente, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e não tem prazo para voltar aos gramados.

 Escalações

Palmeiras: dúvidas para definir os 11

Patrick de Paula ou Raphael Veiga? Zé Rafael segue no time? Menino atuará como lateral ou meio-campista? Abel tem uma semana para esclarecer as dúvidas antes do jogo mais importante da temporada.

Santos: time quase pronto

Se contar com o volante Alison, Cuca terá força máxima para a final contra o Palmeiras. A escalação não deve fugir do que o treinador levou a campo na semifinal contra o Boca Juniors, na Vila Belmiro.

Cuca e elenco santista

Agora, se Alison não se recuperar da Covid-19, o Santos deve entrar em campo com Sandry no meio de campo. O restante do time não deve mudar. Antes de encarar o Santos, o Palmeiras entra em campo neste domingo, 24/01, a partir das 16 horas, para enfrentar o Ceará, em Fortaleza. Será a segunda viagem da equipe em menos de uma semana, já que o time foi até Brasília na quinta, 21/01, para enfrentar o Flamengo.

Após o confronto de domingo, o Palmeiras volta a São Paulo, treina na segunda, 25, e recebe o Vasco na terça, 26/01 às 20 horas, no último compromisso antes da decisão contra o Santos. O time de São Januário, por sinal, é atualmente comandado por Vanderlei Luxemburgo, antigo treinador palmeirense.

A delegação descansa na capital paulista na terça, 26/01, vai ao Rio de Janeiro na quarta-feira, 27/01, e ficará hospedada em um hotel na Barra da Tijuca. O Palmeiras ainda monta detalhes finais da logística que levará o elenco para o palco da final da Copa Libertadores.

Santos: dois jogos em 50 horas

O Santos terá uma agenda cheia antes de entrar em campo contra o Palmeiras valendo o título da Libertadores. Depois de perder para o Fortaleza, fora de casa, o Peixe se reapresenta no CT Rei Pelé no sábado, 23/01.

No domingo, 24/01, a equipe comandada pelo técnico Cuca já entra em campo novamente para enfrentar o Goiás, na Vila Belmiro, às 18h15, pelo Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, 25, mais uma viagem: para Belo Horizonte.

Por fim, o Santos enfrenta o Atlético-MG na terça-feira, 26/01, 50 horas depois da partida diante do Goiás. O último duelo antes da final da Libertadores será disputado na terça-feira, 26, às 20 horas, no Mineirão, também pelo Brasileirão.

A delegação santista chega ao Rio de Janeiro na quarta-feira, 27/01, para se preocupar apenas com a final da Libertadores.

Fonte – Bruno Giufrida e José Edgar de Matos/ge/São Paulo

Fotos – César Greco/Ag. Palmeiras e Ivan Storti/Santos FC

Paranavaí 23/01/2021