“Danilo Avelar” dá adeus ao futebol profissional

O paranavaiense de 35 anos, Danilo Fernando Avelar que atualmente reside em São Paulo, em entrevista exclusiva ao site avelaresportes.com, anunciou oficialmente que parou com o futebol profissional.

Parei oficialmente com o futebol profissional como atleta, agora sou um ex-atleta. Fisicamente eu poderia jogar mais uns dois ou três anos tranquilamente, a questão é que futebol não é só fisicamente, é mais mentalmente que fisicamente. Na verdade não tem um motivo maior, acho que é mais propósito, desde os meus 30 anos tenho me preparado para quando chegasse a 35 anos eu fizesse uma transição de carreira mais afetiva, e ultimamente tenho me envolvido com pessoas e negócios que tem me dado mais estímulos que jogar futebol. Tive 12 propostas de clubes das Séries A e B que daria para jogar mais uns dois anos ou mais, fisicamente estou super bem. A questão é mais um propósito do momento mesmo, quero encaminhar meus negócios a frente do futebol.”

Disse Danilo

O ex-atleta agora está em uma nova atividade.

Atividade atual não sei como definir em uma só, e sim em multi negócios, sempre fui um empreendedor, sempre fui empresário, já tive negócios e empresas, hoje uma das minhas frentes é no setor de entretenimento com o futebol, me associei há uma empresa grande no mundo da música, onde minha proposta de trabalho é melhorar a qualidade no futebol. Meu projeto é levar um pouco de entretenimento musical para dentro dos estádios em dias de jogos, para a família ter um sorriso a mais no rosto. Porque ultimamente só se vê pessoas nos estádios destilando ódio, xingando e brigando, acho que o futebol não tem esse propósito. Em poder levar um diferencial, acho que seria bem melhor para as famílias, esse é o meu propósito inicial.”

Explicou Avelar
Na equipe Rio Claro

INÍCIO

No Karpaty

Dos 4 aos 15 anos Danilo jogou futsal na equipe São Lucas, de Paranavaí, depois foi para o futebol na equipe Paranavaí Atlético Clube, em seguida foi para o Joinville/SC, no Paraná Clube jogou na categoria Sub-20.

No Schalke 04 na Alemanha
No Cagliari na Itália
No Torino (Itália)
No Amiens (França)

Danilo atuou por 18 anos como profissional, quando tinha 17 para 18 anos assinou um contrato profissional com a equipe Rio Claro/SP. Foram 9 anos jogando na Europa, e entre 8 e 9 anos no Brasil.

Como atleta profissional, Avelar jogou no Rio Claro e Linense/SP, em seguida foi para o Karpaty (Lviv na Ucrânia), depois Schalke 04 (Alemanha), Cagliari e Torino (Itália) e Amiens (França), voltou ao Brasil para jogar no Corinthians e por último encerrou a carreira no América Mineiro, no Brasileiro da Série A em 2023.

CORINTHIANS

Danilo Avelar estreou no Corinthians em 4 de julho de 2018, em seu primeiro jogo pelo Timão, vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0, em partida amistosa. Na ocasião, o jogador de 29 anos começou a partida no banco de reservas no Mineirão.

Em sua última partida disputada pelo Timão, o Corinthians empatou com o Santos em 1 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2020. Durante a partida, Danilo, com 31 anos, entrou em campo entre os titulares e marcou o gol corinthiano na Neo Química Arena. Em 110 jogos ele marcou 12 gols e deu várias assistências.

Em abril de 2022 foi para Belo Horizonte jogar no América onde ficou até o final de 2023. Avelar disputou 65 jogos com a camisa do América. Em duas temporadas, o defensor de 34 anos marcou cinco gols e distribuiu três assistências.

JOGOS QUE MAIS MARCARAM A CARREIRA

Falar um só acho difícil, foram vamos momentos de grandes emoções. No Brasil foi o meu primeiro jogo como profissional pelo Rio Claro/SP, foi um começo de carreira incerto, que não sabia o que iria acontecer, e também no meu retorno ao meu país pelo Corinthians na realização de um sonho e fazendo um gol na conquista de um título, inclusive o Paulista de 2019 (o último do Timão). Na Europa foram vários jogos contra o PSG de Neymar e Mbappé, no jogo entre Cagliari e Empoli (fiz dois gols) e outros.”

Finalizou Danilo

Fotos – Mourão Panda/América e arquivos do atleta

Paranavaí 25 de junho de 2024