Com “Fluminense”, Brasil é o primeiro país a ser campeão da Libertadores 5 anos seguidos

O Fluminense bateu o Boca Juniors por 2 a 1, no sábado (4/11), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou o seu primeiro título da história da principal competição continental. O resultado ainda colocou o futebol brasileiro com um recorde: é o primeiro país a ganhar o torneio cinco vezes consecutivas.

Gols de German Cano e John Kennedy (Flu), Advincula (Boca).

Desde 2019, o Brasil vem levantando a principal taça do futebol Sul-Americano, sendo duas vezes com o Flamengo (2019 e 2022), duas com o Palmeiras (2020 e 2021) e, agora, com o Tricolor das Laranjeiras. O máximo que outro país conseguiu fazer foi quatro vezes seguida, justamente com o Brasil e, também, a Argentina. No caso dos hermanos, isso ocorreu entre 1972 e 1975, todas com o Independiente de Avellaneda.

Mário Bittencourt presidente do Fluminense com os capitães Nino e Felipe Melo

Agora, o Fluminense, com o título, está classificado para as disputas do Mundial de Clubes de 2023 e de 2025. Nesta temporada, os brasileiros podem enfrentar o Manchester City, de Pep Guardiola, na final do torneio, na Arábia Saudita.

O Fluminense supera o pesadelo de 2008 e finalmente conquista sua primeira Libertadores. Há 15 anos, o Tricolor das Laranjeiras perdeu nos pênaltis para a LDU (EQU) no mesmo Maracanã. Agora, o Flu se consagra na prorrogação.

Público: 69.232
Renda: 31.702.250,00

Formações

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli (Lima) e Ganso (John Kennedy); Arias, Keno (David Braz) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Figal (Valdez), Valentini, Fabra; Pol Fernández, Ezequiel Fernández (Saracchi), Medina (Taborda) e Barco (Langoni); Merentiel (Janson) e Cavani (Benedetto). Técnico: Jorge Almirón.

Fonte – TNT Sports e Luiza Sá e Rodrigo Mattos – Uol/Folhapress

Fotos – (Getty Images, Getty Images South America) e Fluminense

Paranavaí 05 de novembro de 2023