Brancos vencem Pretos em jogo comemorativo ao “34º aniversário” do evento

No sábado, 14 de maio, foi disputado o 34º amistoso de futebol entre Pretos e Brancos no Estádio João Venâncio da Rocha, em Nova Londrina, o placar final apontou a vitória do time formado por atletas Brancos por 2 a 1.

Os gols do jogo comemorativo ao dia 13 de maio (Abolição da Escravatura no Brasil) foram anotados por Pimenta (Brancos) e Roberto Cavalo (Pretos).

Na preliminar teve jogo com atletas da Escolinha de Futebol de Nova Londrina.

A realização foi do Departamento de Esportes de Nova Londrina, Sesc, AEMNL e NLFC.

COMO COMEÇOU

No dia 12 de maio de 1988 no Bar do Tião, onde atualmente é a Churrascaria Gaúcha, em Nova Londrina, em uma reunião após o trabalho, os amigos Caçapava, Zé Luiz do Fórum e o delegado Dr. Ariovaldo em troca de conversa tiveram a idéia de realizar anualmente o jogo comemorativo denominado Pretos x brancos.

O jogo então em questão seria entre duas equipes completamente distintas e que representaria justamente essa integração de raças e cores, consolidando o respeito, a aceitação e a pacífica convivência entre elas. Os jogos por mais simples que fossem atraiam inúmeros torcedores às beiras dos campos. Afinal o esporte é o grande remédio para tantos males sociais. A idéia então evoluiu para a promoção de uma grande partida de futebol entre Pretos e Brancos.

Não poderiam participar atletas amadores, muito comum na época. Preferencialmente seriam selecionados atletas já fora da ativa (veterano) e ex-atletas das equipes amadoras e populares do município (EC do Sarem, Nova Londrina EC, EC União, Limoeiro, Cintra Pimentel, Fazenda Marília e Flamenguinho).

O delegado Dr. Ariovaldo organizou a equipe dos Brancos, Caçapava e Zé Luiz a equipe dos Pretos. O árbitro escolhido após várias consultas, foi o japonês Mario Sekini, muito popular em Nova Londrina e dono da antiga Autoelétrica Nissei.

Alguns atletas participantes foram: Toninho Grosso (goleiro), Zé Luiz do Fórum, Cassapava, Paulo Borges, Cícero, Cidão, Joel Pé de Valsa, Dica, Paulinho Cara Preta, Manezinho Preto, Joaquim Fedô, Fininho e Alecrim.

E desde 1988 esse jogo acontece em Nova Londrina, batizado de jogo Preto e Branco.

RETORNA/MASTER

Neste sábado, 21 de maio, às 16 horas no Estádio João Venâncio da Rocha a equipe Sociedade Esportiva Master de Nova Londrina volta a atuar amistosamente, a equipe adversária é o Clube Atlético Primavera, de Primavera/SP.

Colaboração na elaboração do texto Cassapava (Maurílio)

Paranavaí 19 de maio de 2022