Autor do gol que tirou Corinthians da Copinha, Halls treina cabeceio em aparelho indicado por Pelé

Halls é zagueiro, tem 19 anos e defende o Resende. Parece improvável, mas o jogador deve a Pelé o gol que marcou na sexta-feira, 14/01, ao eliminar o Corinthians na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior. O Rei do futebol provocou o debate que definiu pela instalação de um aparelho usado por Halls, no CT do clube do interior do Rio de Janeiro, para aperfeiçoar os cabeceios.

Esse ano, pelo Sub-20, já havia marcado quatro gols de cabeça no Estadual e um pelo profissional, na Copa Rio. Agora, sem dúvidas, veio o gol mais importante da carreira”.

Disse o zagueiro ao GE

O Resende volta a campo às 15 horas desse domingo, 16/01, para enfrentar o Botafogo, no Estádio Comendador Souza, em jogo válido pelas oitavas de final da Copinha.

Pelé esteve no Resende em 2018 para a inauguração do centro de treinamentos Pelé Academia e sugeriu ao diretor de futebol do Resende, Hugo Machado, a instalação de uma “forca”, aparelho usado para treinos de cabeceio e que também foi importante para o Rei melhorar o fundamento. O debate começou ali e terminou em um evento na casa do maior jogador de todos os tempos.

Depois eu fui a um churrasco na casa dele e voltamos a falar sobre fundamentos, o que se fazia no tempo dele e também no meu, e disse a ele que faria a forca na Pelé Academia para a molecada aprender a cabecear. Ele gostou e disse que isso ia melhorar muito o cabeceio dos meninos. Quando eu coloquei a forca, eu mandei para ele a foto e ele gostou muito”.

Contou Hugo

Corinthians e Resende empatavam em 1 a 1 até os 48 minutos do segundo tempo, pela terceira fase da Copinha, quando Halls aproveitou escanteio cobrado por Brendom e virou o jogo com uma bela cabeçada.

O zagueiro, que é irmão do goleiro do Vasco, Hedhe Halls, admite que tinha dificuldades com o fundamento quando chegou ao Resende, mas os treinos frequentes na “forca” o ajudaram a desenvolver a habilidade.

Quando cheguei em Resende, reconheço que, apesar da minha altura (1,95m), tinha muita dificuldade com o tempo de bola. Marcel (ex-jogador do clube e hoje auxiliar) me orientava nos treinamentos na forca. Ali, chegava a ficar 20 minutos após os treinamentos com o grupo, treinando exaustivamente o fundamento do cabeceio. O resultado veio”.

Disse Halls

A Pelé Academia, que conta com jovens de 7 a 20 anos, é uma parceria com o Resende. Atletas do Sub-07 ao Sub-13 participam dos treinos de futsal, enquanto os do Sub-15 ao Sub-20 partem para o futebol de campo. O projeto prevê todo o custeio das três categorias do futebol, incluindo os recursos humanos, material esportivo, alimentação, logística e participação nos campeonatos nacionais de cada uma delas.

Em junho de 2019, a Pelé Academia firmou uma parceria com o Lyon, da França. Desde então, o clube europeu investe na capacitação de funcionários e responsáveis pelo futebol do Resende. Em troca, o os franceses têm prioridade na transferência de jogadores formados no local.

JOGOS DE HOJE, 16/01

Supercopa da Espanha

15h30 – Real Madrid x Athletic Bilbao

Copa São Paulo

11 hs – Bahia x Mirassol

15 hs – Botafogo/RJ x Resende

17h15 – Novorizontino x América/MG

19h30 – Fluminense x Santos

Amanhã, 17/01

11 hs – Internacional x Palmeiras

15 hs – Desportivo Brasil x Cruzeiro

Por Emanuelle Ribeiro e Tébaro Schmidt– ge/Rio de Janeiro

Foto: Leonam Viana/Resende F.C.

Paranavaí 16/01/2022