“Antônio Senra” conduz o Fogo Simbólico da Pátria há 40 anos em Paranavaí

Existem personalidades marcantes que contribuem para história de cada localidade, seja por meio de um trabalho, uma ação especial ou simplesmente pelo carisma. Em Paranavaí, inúmeros personagens têm destaque e um deles é Antônio Senra Bernardo dos Santos, de 73 anos, que conduz o Fogo Simbólico há 40 anos na cerimônia de abertura da Semana da Pátria no município.

Senra é policial aposentado, ciclista e maratonista, tendo participado de 79 corridas na carreira e se classificado nas melhores posições. Ele lembra que o primeiro convite para a ação solene surgiu em 1984 e desde então se tornou anual.

Eu era um dos únicos atletas da cidade que participava de corridas. Foi então que a prefeitura me chamou para conduzir o Fogo Simbólico da Pátria e desde então sigo na missão. Antigamente o trajeto era da rodoviária até a prefeitura, e atualmente a saída é da Praça dos Pioneiros.”

Relembra Senra

Os pés do atleta já percorreram Curitiba, Londrina, Blumenau, Brasília, Belo Horizonte, Uberlândia, Mato Grosso do Sul, Porto Alegre, entre outras localidades. Além disso, já representou inúmeras vezes a Polícia Militar de Paranavaí em competições e conquistou um recorde, ainda não ultrapassado por ninguém até hoje, também na década de 1990: ele correu 3,2 quilômetros em 9 minutos e 46 segundos.

Entre os títulos de destaque conquistados estão a Corrida Internacional de Uberaba de 100 km, com a 3ª colocação; Corrida São Silvestre dos Coroas, em São Paulo, com a 1ª colocação; e a Prova Pedestre da Polícia Militar, em Curitiba, sendo classificado em 7º lugar do Brasil, entre marinheiros e militares. Na casa dele há troféus e medalhas que não cabem apenas em um cômodo, e fotos que eternizaram momentos especiais do atleta.

Para Senra, o segredo de tanta resistência e determinação está na prática de exercícios físicos, que garantiram vitalidade e alegria para o competidor. O aposentado acumula experiências e prêmios que servem como incentivo para os mais jovens.

Ainda participo de corridas, já competi no judô e karatê, e outras modalidades. Acredito que o esporte é o caminho da saúde, algo que fortalece. Eu estou na ativa ainda, sempre competindo com as gurizadas e também incentivando.”

Finaliza Senra

Fonte: Laís Morais – Portal da Cidade Paranavaí

Fotos – Prefeitura de Paranavaí e arquivo de Senra

Paranavaí 03 de setembro de 2024