ACADEMIAS PODEM REABRIR EM PARANAVAÍ

A Portaria Municipal nº 419/2020 com base no Decreto 21.279/2020 da Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Saúde permite com critérios e condições a reabertura das Academias e Congêneres durante o período a Covid-19.

Antes de abrir, os estabelecimentos precisam passar por uma fiscalização da Vigilância em Saúde. A Secretaria de Saúde enfatiza que foi levada em consideração a ausência de crescimento da taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na região e também houve uma deliberação no Comitê de Operação Emergencial (COE), onde a maioria votou pela autorização da reabertura gradual do comércio local.

Os donos de academias e/ou professores responsáveis que estiverem interessados em reabrir suas academias precisam fazer as adequações conforme a cartilha o POP (Procedimento Operacional Padrão) disponível no site da Prefeitura. Depois de realizar todas as adequações, basta preencher o Formulário on-line disponível no link https://bit.ly/2ZuwMjk para solicitar a vistoria prévia da Vigilância em Saúde para que a reabertura seja autorizada.

A Portaria Municipal e o POP montado pela Vigilância em Saúde trazem esclarecimentos gerais, orientações para funcionários, como manter o ambiente higienizado e recomendações para as academias.

Os cuidados gerais necessários para a reabertura das academias são os seguintes.
Deverá estar afixado e especificado na entrada do estabelecimento a capacidade máxima de clientes devido a atual Pandemia COVID-19.

Limitar a quantidade de clientes que entram na academia. A capacidade máxima de ocupação dos estabelecimentos deverá se dar na proporção de um aluno para cada 20m² de área, devendo, durante todo o período, manter-se o distanciamento mínimo de 2 metros entre alunos e professores e entre os alunos.

Utilizar termômetros manuais (infravermelho) para aferir temperatura dos funcionários e clientes que ingressarem no estabelecimento. Quem estiver com temperatura acima de 37,2° e/ou mostrar sintomas de gripe/resfriado deve ser orientado a buscar ajuda médica imediata.

Disponibilizar álcool 70% na entrada e saída do estabelecimento para higienização correta e em locais de uso comum para ser utilizado por todos.

Disponibilizar na entrada do estabelecimento meio de limpeza adequado para a higienização calçados, com solução sanitizante (ex.: água sanitária, solução com amônia quaternária, etc).

O uso de máscaras é obrigatório para todos os colaboradores e frequentadores que adentrarem ao local, sendo obrigatório o uso de máscaras de uso individual por todos durante as atividades físicas (alunos e professores).

Realizar o controle de fluxo de entrada e saída dos frequentadores, e na hipótese de formação de filas, deverá haver demarcações para manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

No caso do uso de leitor digital para entrada na academia, o mesmo não poderá ser utilizado, assim, o cliente terá a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.

A permanência dos alunos no estabelecimento não poderá ultrapassar o tempo máximo de 45 minutos, devendo ter intervalo de 15 minutos entre um grupo e outro para evitar aglomeração na troca de horários, devendo haver higienização do estabelecimento neste período.

Delimitar com fita adesiva o espaço em que cada cliente deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas.

No caso do uso de equipamentos de exercícios aeróbicos, tais como, esteiras, bicicletas ergométricas, de spinning, simulador de escadas, entre outros, os equipamentos devem ter a distância mínima de quatro metros um do outro.

Os equipamentos em uso devem possuir um distanciamento mínimo de 2m (dois metros), podendo os equipamentos serem reorganizados da forma que o estabelecimento achar conveniente. Caso opte por intercalar equipamentos que poderão ser utilizados com equipamentos bloqueados, tal delimitação deverá ser feita por meio de fita adesiva que não deixe margem a interpretações).

É obrigatório que cada cliente traga sua própria toalha para higiene pessoal.

O professor deverá adequar às aulas para que os alunos façam a aula sem a necessidade de contato físico.

Nos intervalos de cada aula os ambientes, equipamentos, aparelhos e o mobiliário deverão ser higienizados com álcool 70%, água sanitária ou peroxido de hidrogênio (água oxigenada 10V). O piso passará por uma limpeza com pano umedecido com água sanitária.

Manter os ambientes ventilados com portas e janelas abertas para troca de circulação de ar, mesmo fazendo uso de ar condicionado ou climatizadores.

Fica vedado o uso de celulares/smartphones durante a prática da atividade física.

O professor de Educação Física, Paulo Rogério Oliveira Soares, da Personal Coach, falou sobre retornar de imediato às atividades das Academias.

“A Personal Coach já possui um perfil de atendimento reduzido de no máximo quatro pessoas por hora, visto que somos um Studio e não uma Academia comum. Mesmo assim devido a situação atual reduzimos ainda mais nossos atendimentos por horário. Quanto as novas normas propostas acreditamos ser uma adaptação para todos (estabelecimentos, profissionais e alunos) porém nada impossível de ser feito desde que todos colaborem”.

No Studio, antes mesmo de tudo isso já disponibilizávamos o álcool 70, não só na entrada, mas também nos equipamentos, sempre prezamos muito pela higienização num todo. Com a quarentena teremos que nos adaptar ao uso das máscaras durante as atividades e a otimização do tempo de treinos. Vivemos em um período totalmente atípico, temos que nos reinventar a cada dia e acreditar que logo as coisas voltarão ao normal…e esse logo pode ser em semanas ou em meses!

Disse o professor Paulo.

Na foto em destaque Paulo e a esposa Andressa, da Personal Coach de Paranavaí.

Paranavaí 26/05/2020