A emoção de “Rafael de Souza” em sentar no banco do São Lucas após 15 anos

No sábado, 24 de maio, o Ginásio Lacerdinha de Paranavaí foi palco de um momento marcante para o São Lucas Futsal e, em especial, para Rafael de Souza atual Diretor de Projetos do clube, Rafael esteve no banco de suplentes, um retorno emocionante após 15 anos. A última vez havia sido em 2010, em uma eliminação dolorosa do São Lucas na Série Ouro do Paranaense contra o Foz do Iguaçu, no mesmo Lacerdinha.

Foi uma emoção muito grande, ainda mais com um grande espetáculo proporcionado pelo São Lucas e Loanda Futsal.”

Afirmou Rafael após a goleada que o São Lucas impôs no Loanda Futsal por 6 a 3.

A empolgação era tanta que o Ginásio lotou a ponto de ter o portão fechado ainda no primeiro tempo, mostrando a força da torcida paranavaiense.

A visão de Rafael é clara:

Temos que caminhar sempre para a frente em busca do objetivo que é o acesso à Série Prata”.

Continuou Rafael.

O São Lucas ainda tem dois desafios fora de casa nesta fase, contra Sabáudia e Seleto/Maringá.

Este ano, o São Lucas fundado em 1980 celebra a impressionante marca de 800 jogos em campeonatos federativos. Na Série Ouro, foram 564 partidas, um feito que coloca o clube entre os gigantes do futsal paranaense, superado apenas por Umuarama e Cascavel. Rafael, que se dedica à pesquisa e registro da história do clube, contabilizou 1.500 jogos em seus registros, mas ressalta que há ainda mais partidas não computadas.

O São Lucas tem uma história lindíssima.”

Enfatizou Souza.

Questionado sobre o acesso à elite (Série Ouro), Rafael adota uma postura realista.

Eu acho que primeiro temos que brigar para o acesso para a Prata, estruturar um pouco mais.”

Ponderou Rafael.

O nível da Série Ouro hoje exige altos investimentos, e o planejamento do São Lucas prioriza a solidez.

Voltei para ser diretor de Projetos para que a gente possa nos organizar mais e buscar os recursos e aí sim, quem sabe, retornar à Série Ouro.”

Explica o diretor de Projetos.

Para a ascensão à Série Prata, Rafael acredita que o elenco atual, que tem correspondido às expectativas, poderia se beneficiar da chegada de “uns dois atletas”, mas essa decisão dependerá da saúde financeira do clube. A segunda fase da competição promete ser mais complicada, e o Grupo C do São Lucas é, segundo ele, bastante forte.

Loanda tem um grande time, como também é o Seleto/Maringá, Astorga montou também um bom elenco, Cambira também briga por melhores condições na classificação, está sendo um grande teste para nós.”

Finalizou Rafael Octaviano de Souza.

Com a emoção do retorno ao banco e a paixão pela história do São Lucas, Rafael de Souza e todo o time paranavaiense seguem firmes em busca do tão sonhado acesso à Série Prata, construindo um futuro promissor passo a passo.

Paranavaí 27 de maio de 2025