“Municipal de Alto Paraná prossegue com semi nesse sábado

Após ser resolvida a questão de uma cobrança de penalidade convertida em gol, que o árbitro não viu, prossegue nesse sábado, 14 de maio, com a disputa da fase semifinal o Campeonato Municipal de Futebol Suíço de Alto Paraná.

Jogam no Estádio Osvaldo França às 14h45 – Balança x Marcenaria Ludipê.

16 horas – Farinheira Ortiz x Irmandade

Resultados das quartas de final disputada no sábado, 7 de maio.

Balança venceu a equipe 8 de Maio por 3 a 1.

Balança EC é finalista

Marcenaria Ludipê 2×2 Legends. Nas penalidades 7 a 6 para a Marcenaria.

Marcenaria Ludipê enfrenta a equipe Balança

Farinheira Ortiz 3×1 Galáticos.

Irmandade conquistou a vaga nas penalidades

Clube dos 10 empatou em 0 a 0 com a equipe Irmandade, nas penalidades 6 a 5 para a Irmandade FC.

PARECER TÉCNICO

Marcenaria Ludipê e Legends

 DO FATO:

A partida envolvendo as equipes da Marcenaria Ludipê e Legends válida pelas quartas-de-final do Campeonato Municipal de Alto Paraná havia encerrada em seu tempo regulamentar e como dita o regulamento da competição a partida seguiu para a decisão por penalidades. Ocorre que no fechamento das cobranças alternadas a equipe Legends realizou sua cobrança e a bola atingiu com velocidade o suporte da rede retornando ao campo de jogo, e este movimento levou o árbitro da partida a crer que a bola havia atingido o poste e saído. Ou seja, na percepção do árbitro a cobrança não teria sido convertida. O árbitro deu por encerrada as cobranças com vitória para a Marcenaria Ludipê, e posteriormente ao encerramento do jogo foi apresentado um vídeo onde a bola visualmente atingiu o suporte da rede, o que configuraria o gol e por consequência a sequência das cobranças alternadas de penalidades.

DA ANÁLISE TÉCNICA:

A situação de jogo apresentada configura o Erro de Fato, onde o árbitro da partida tem competência técnica para interpretar e decidir, toda via, por fator alheio a sua vontade, neste caso a velocidade do lance, a sua posição em campo, reação do atleta cobrador e equipe adversária, além da sua própria percepção de que a bola havia tocado a trave e não cruzando o plano de gol o levaram a crer que a cobrança do tiro penal não deveria ser anotada como convertida.

A interferência externa, seja ela por pessoa estranha a partida que não seja da arbitragem escalada para a partida, seja ela por vídeo de agente externo da partida, não é permitido pelas regras do futebol.

RECOMENDAÇÃO:

Diante do que rege as regras do futebol e suas interpretações quando a sua aplicabilidade a Montanha Sports orienta o Departamento de Desporto e Cultura do Município de Alto Paraná:

  1. Manter o resultado da súmula.
  2. Classificar como semifinalista a equipe Marcenaria Ludipê.
  3. Dar prosseguimento ao Campeonato sem a possibilidade de recurso.

Na foto em destaque, a equipe Farinheira Ortiz.

Paranavaí 12 de maio de 2022