MAX WEBER, “NA REPÚBLICA TCHECA JÁ JOGUEI COM 20 GRAUS NEGATIVOS”

Com 36 anos e 11 anos na República Tcheca, o pivô Max Weber Prates Ribeiro, que atuou por cinco temporadas no São Lucas de Paranavaí, falou ao site avelaresportes.com que já atuou na Varta Futsal Liga pela equipe FK Erapack, com a temperatura fora do Ginásio (tem calefação) em 20 graus negativos. A atual estação lá é a Primavera, a temperatura oscila entre 5 a 7 graus positivos.

Max é baiano de Licínio de Almeida, como em boa parte do planeta Terra as competições estão paralisadas pela pandemia Covid-19, também onde reside Chrudim. Lá todos estão de quarentena (há mais de 20 dias), até ontem haviam morrido no país 39 pessoas, o número de casos do Coronavírus chegava a 3.508.

“Nós atletas estamos treinando em nossas casas, temos uma planilha de treinos que nos foi passada pela nossa Comissão Técnica, não podemos nos descuidar da forma física”. A equipe de Max tem cinco atletas e o técnico brasileiros. A competição tem cinco equipes credenciadas para ser campeã. Max falou que as equipes estão investindo bem e o nível está melhorando ano após ano.

A competição de futsal lá tem 12 equipes de bom nível técnico, a equipe de Max é a primeira colocada com 55 pontos. Quando restavam duas rodadas para o encerramento da fase classificatória a Federação da República Tcheca interrompeu as disputas. A próxima fase será play-offs (com oito equipes). Max atuou em poucos jogos, pois machucou o ombro e passou por cirurgia. No dia 14 de abril será definida a situação da Varta Liga, se a Federação resolver encerrar a disputa como está, o time de Max será proclamado campeão e disputará a Liga dos Campeões.

O atleta disse que já foi convidado para se naturalizar e jogar pela Seleção, mas disse que o processo é muito complicado, e necessário muita coisa. Pretende jogar mais algumas temporadas, disse que ainda tem bastante lenha para queimar. Quando retornar ao Brasil, ainda sem definir o ano, talvez continue a jogar, disse que vai depender das formas física e técnica. Max começou em 2004 no São Lucas, só defendeu estas duas equipes em 20 anos de atividade no futsal.