“Kendue” conclui curso de Analista de Desempenho

O paranavaiense Kendue Henrique dos Santos Fernandes, 22 anos, concluiu na semana passada o curso de Analista de Desempenho.

Kendue em 2023 trabalhou como auxiliar do preparador físico Bruno (hoje no Cianorte), no Atlético Clube Paranavaí.

Para colaborar ajudava como maqueiro nos dias de jogos do ACP.

Como eu não poderia ficar no banco de suplentes por conta do limite que a Federação Paranaense exige, resolvi ajudar como maqueiro, foi muito satisfatória a colaboração”.

Disse Kendue

O jovem está se formando em licenciatura na Unespar, depois deve ingressar no bacharelado para fazer o complemento e logo formar-se em Educação Física plena.

No fim de 2023 eu consegui a licença C de treinador da CBFS, categoria de base, e depois ingressei no Curso da CBF de Análise de Desempenho. Onde o analista compõe a comissão técnica, a maioria dos clubes possui esse profissional. O analista é como um auxiliar do técnico, a função é levar informações sobre adversários, sobre o mercado de atletas, desempenhos individual e coletivo da equipe e uma análise de dados”.

Continuou o jovem Kendue

Kendue fez o curso em dois períodos, a parte teórica foi com os professores Ricardo (analista da Seleção Brasileira), Marcelo (passou pelo Flamengo, Vitória e Atlético/MG), Ricardo (analista do Palmeiras), a parte prática ele fez em Porto Alegre, onde ficou por três dias com aulas nos períodos da manhã e tarde, na turma composta por 40 alunos, todos foram aprovados para serem Analista de Desempenho.

Espero ser aproveitado em Paranavaí.

Ressaltou Kendue
Kendue recebendo a medalha de campeão Paranaense da Terceira Divisão, do presidente da Federação (Hélio Cury Filho) em Arapongas

Junto com Kendue estava o jovem Otávio de Souza (filho do secretário Rafael da Semel de Paranavaí) que trabalha como auxiliar de preparador físico do Galo Maringá, no Paranaense da Primeira Divisão.

É uma área do futebol que está crescendo muito, por conta de jogos do calendário brasileiro que é super apertado, e das dificuldades que as equipes estão enfrentando”.

Finalizou o futuro professor

Na turma tinha analistas do Coritiba, Ipiranga, Cruzeiro e de vários clubes brasileiros.

A comissão técnica do Atlético Clube Paranavaí no Sub-17, poderá ser a primeira chance de Kendue atuar.

Paranavaí 02 de fevereiro de 2024