FUTSAL BRASILEIRO TERÁ MUDANÇAS EM 2021

Futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem cinco jogadores. O Futsal começou a ser jogado no Brasil aproximadamente em 1940, em 2021 no Brasil haverá algumas mudanças, inclusive para deficientes. Na Europa as mudanças já estão valendo.

(1) Disputa de pênaltis: serão 5 cobranças (não mais 3).

(2) O sinal do cronometrista terminará a partida, não o apito do árbitro.

(3) O tiro livre direto para a 6ª falta acumulada será dado mesmo se o tempo estiver quase terminando.

(4) Na saída de bola, o cobrador não precisará estar mais na sua metade de quadra; a bola está em jogo quando chutada de qualquer maneira; o gol pode ser marcado no pontapé inicial (mas não vale o gol contra).

(5) No desempate por pênaltis, o time com mais jogadores poderá reduzir o número de jogadores para ficar na mesma quantidade do seu adversário.

(6) Mão na bola: Não é apenas uma falta tocar fisicamente a bola, mas também será uma falta mover a mão ou o braço propositalmente em direção à bola.

(7) Cartão vermelho para o jogador que, em qualquer lugar da quadra, “negar uma oportunidade óbvia de marcar gols” ao adversário de forma proposital.

(8) Um jogador que negar uma oportunidade de marcar gol ao adversário na sua própria área pode escapar com apenas um cartão amarelo se for comprovado uma tentativa de jogar a bola.

(9) Tiro livre indireto por falta cometida fora da quadra (ambos os jogadores fora da quadra).

(10) Pênalti: Goleiro deve ter pelo menos parte de um pé tocando ou alinhado com a linha de gol.

(11) Pênalti: cartão amarelo ao adversário que obstrui o cobrador, mesmo que esse adversário respeite a distância mínima de 5 metros.

(12) Regra de 4 segundos para o recomeço do jogo: A contagem começará quando o cobrador da equipe estiver pronto para colocar a bola em jogo ou o árbitro sinalizar que a equipe está pronta.

(13) Saída de bola: Os jogadores agora poderão receber a bola do goleiro dentro da sua área.

(14) Durante a partida, no máximo 5 substitutos podem se aquecer ao mesmo tempo no banco de reservas.

Devido a Covid-19, o Futsal está paralisado no Brasil. Em breve deverá ser autorizado a retornar pelos órgãos de saúde.

Paranavaí 01/06/2020

Falcão é o maior atleta da modalidade
Compartilhe: