Com bike barra circular, atleta de São Pedro do PR leva 1º lugar em duathlon

Um atleta de São Pedro do Paraná fez bonito e chamou a atenção no último fim de semana, durante uma prova de duathlon (corrida e ciclismo) promovida pelo Rotary Club Cianorte.

Lourival Junior Barbosa de Melo, de 28 anos, ficou em primeiro lugar na modalidade duathlon MTB. Mas ele não se destacou só por ter alcançado o lugar mais alto do pódio. O que mais chamou a atenção dos competidores foi a bicicleta que Melo utilizou: uma tradicional barra circular, vermelha, sem marchas.

O ciclista, que não é profissional nessa modalidade, deixou para trás atletas considerados da ‘elite’, que usavam bikes superleves, modernas e equipamentos de última geração.

Minha especialidade é corrida de montanha. Comecei a competir em março do ano passado e já participei de competições no Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo”.

Explicou Lourival

O atleta coleciona 1º, 2º e 3º lugares em competições off road, que são realizadas em meio à natureza, em terrenos com pedras, lama, subidas e descidas.

Lourival recebe o apoio da Prefeitura de São Pedro do Paraná para competir. Ele também faz parte do grupo de corrida Life Running, de Loanda, e sobre a participação na prova de duathlon, ele revela que treinou apenas dois dias e que levou a bike para a manutenção pouco tempo antes da competição.

Eu fui mesmo para testar. Nunca tinha participado de um duathlon e fui para ver qual era a sensação. Não tinha outra bicicleta. Aí fui incentivado pelo Chinego [responsável pelo grupo de corrida Life Running]. Mandei a foto e ele disse que podia competir com aquela mesmo”

Conta o atleta

No dia da prova, que contou com 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida, alguns participantes tentaram convencê-lo a deixar a Monark de lado e competir com outra bike mais moderna, mas Lourival foi cirúrgico.

Falei: ‘não! Vou com a minha vermelhona mesmo’. E deu no que deu, foi bastante visada lá no meio do pessoal, porque é antiga e só eu no meio da elite, chamou a atenção”.

Continuou o relato

E o resultado não poderia ser melhor. A vermelhona, que o atleta comprou em 2016, quando ainda morava em Curitiba, e trabalhava como entregador de documentos e de comida, estreou no duathlon junto com ele e os dois deixaram muita gente para trás.

Comprei essa bicicleta quando furtaram a minha. Ela estava meio estragada, mas dei uma modificada, troquei pneus, banco guidão, dei uma melhorada nela para poder pedalar”.

Falou Melo

Em 2020, o rapaz veio morar em São Pedro do Paraná, onde já morava parte da família e trouxe consigo a companheira de duas rodas.

A bike estava parada há quase 1 ano e meio aqui, aí apareceu a oportunidade de participar desse duathlon, e Lourival a restaurou.

Mesmo com o excelente resultado nessa prova, o objetivo do Lourival é outro. Ele está focado nas provas de corrida de montanha, para conseguir uma vaga no ranking brasileiro.

Esse ano vou tentar uma vaga para o Sul-americano. No ano passado eu fui o 4º melhor do Brasil no ranking brasileiro no Circuito nacional de Sky Running, quase consegui vaga para seleção brasileira, foi por muito pouco, esse ano estou focado nisso”.

Finalizou Lourival

Fonte: Portal da Cidade Loanda | Fotos: Arquivo pessoal/ Lourival Junior

Paranavaí 30 de março de 2023