“Civom”, um dos mais longevos campeonatos de Vôlei do Brasil

Em 2023 será disputada a 45° edição (teve um hiato em 2021, devido a pandemia), “talvez” o mais longevo Campeonato de Vôlei do Brasil. Quando começou em 1978, ninguém imaginou que seria tão longínquo, mas graças ao trabalho árduo do professor Mario Ohe (e esposa Ana Lucia Ohe) manteve-se firme por todos esses anos.

A próxima disputa será de 27 de janeiro a 10 de fevereiro no Ginásio Lacerdinha de Paranavaí.

No início era somente para os sócios da SPDC Paranavaí, daí o nome Campeonato Interno de Voleibol Misto, e era jogado nas duas quadras lá existentes. Era um Campeonato familiar, com torcidas bem barulhentas (as famílias).

A partir do 3º CIVOM (1980) passou a ser jogado no Ginásio Lacerda Braga, e já não era tão Interno, mas não era aberto a todos, tinha que ser “convidado” para participar. Com isso era inevitável que houvesse uma evolução do nível praticado.

Consequentemente os pais e as mães deixaram de participar do CIVOM, deixando de ter aquele ar familiar e passou a ser mais competitivo, não que não fosse antes, claro que era, mas com um nível mais baixo.

Apesar dessa mudança, uma coisa não mudou no CIVOM: os nomes dos times. Sempre irreverentes, costumam traduzir o ano em questão, seja ele político, musical, cultural, financeiro ou esportivo.

Com 1 década de CIVOM (1988), para acompanhar o envelhecimento natural dos atletas e para encaixar os novos atletas que estavam surgindo, foi criada uma nova categoria. Teríamos a Categoria A: para os que já sabiam jogar; Categoria B: para os que já sabiam jogar, mas tinha uma idade mais avançada e para aqueles que estavam iniciando no vôlei.

Com duas décadas (1998) foi necessária outra mudança, a introdução de outra categoria:

Categoria A: somente para o sexo masculino e que estivesse disputando os Jogos Abertos ou Jogos da Juventude.

Categoria B: continuava sendo misto, mas para pessoas que soubessem jogar.

Categoria C: misto, mas para atletas iniciantes na modalidade.

Com três décadas e meia (2013), acompanhando o envelhecimento dos atletas que continuavam a participar do CIVOM, foi acrescentado mais uma categoria:

Categoria A: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria B: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria C: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria Master: Misto, homens acima de 40 anos e mulheres acima de 35 anos.

A última mudança aconteceu em 2019:

Categoria A: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria B: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria C: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria Master: O regulamento continuava inalterado para essa categoria.

Categoria Veteranos: Misto, homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos.

Em 2020 foi permitido que os atletas participassem em duas categorias, observando as regras do CIVOM. Ano também em que a CCO começou a distribuir as camisetas personalizadas do CIVOM para todos os participantes, um trabalho árduo do professor Marcos Scoz.

O CIVOM 2023 é promovido pelo SPDC (Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura), com o apoio da SEMEL (Secretaria de Esportes e Lazer de Paranavaí), do Secretário de Esportes Rafael de Souza e do Diretor de Esportes João Attilio Justiniano Segré (Magau).

Costumo dizer que o CIVOM não é um campeonato, e sim uma reunião de amigos, a confraternização do vôlei que não aconteceu no final de ano.

As inscrições serão aceitas de 6 a 20 de janeiro de 2023, no dia 21 acontecerá o sorteio.

Texto de Alberto Shimazaki publicado no Facebook

Paranavaí 23 de dezembro de 2022