A FRENTE DA ACEFUNOPA DESDE 1997, IZAEL PREPARA A 24ª EDIÇÃO DA COPA NOROESTE

O maringaense Izael Emilio Soares (59 anos), reside em Nova Londrina desde 1987, procedente do Rio de Janeiro, está à frente da Associação de Clubes e Escolinhas de Futsal do Noroeste do Paraná, desde sua fundação em 1997, para este ano está programada a 24ª edição.

Izael deixou o Paraná com sete anos, morou dos 10 aos 26 anos no Rio de Janeiro, onde em 1984 começou a ministrar treinos de futebol. Em Nova Londrina trabalhou de pintor automotivo na Paranamotor, na barragem de Primavera/SP e na Trovel.

Em 1993

Comecei em 1988 a treinar os garotos na Igreja Batista, em 1990 comecei a treinar os garotos com autorização da Prefeitura de Nova Londrina. Em 1993 ajudei a formar a diretoria da Escolinha de Futsal de Nova Londrina para participar da Taça Paraná de Futsal. Em 1993, com Luiz Leão (Loanda), Ewandro (Itaúna do Sul), Grilo e Mário (Marilena) e Buiu (Terra Rica) fizemos a Copa Nova Geração e a Copa Troian de Futsal. Com participação também de Diamante do Norte, Querência do Norte e Planaltina do Paraná.”

Falou Izael
Izael com o prefeito Matarezzi, em homenagem em 1997, Copa Noroeste

No ano de criação da Acefunopa aconteceu a Copa Noroeste, com participação de oito equipes. A cada ano a competição tem aumentado o número de equipes e também foi criada a categoria Feminina. Outras competições organizadas pela Acefunopa: Copa Noroeste de Futebol Menor, Taça Integração e Extra Brasileiro de Futsal Menor. Este ano também devem acontecer a Taça Integração de Futsal e em dezembro o Extra Brasileiro.

CURIOSIDADES – Izael tem sido o coordenador e organizador da Copa desde o início. Já foi árbitro da Federação Paranaense de Futsal.

Disputaram a Copa muitos atletas profissionais tanto no Futsal como no Futebol. Exemplos: Zeca (começou em Nova Londrina), Bruno Rafael (joga no Carlos Barbosa), Luiz Fernando, Lucas, Saad e outros.

Vários árbitros que começaram apitando a Copa destacam-se ou destacaram nas competições de Futsal e de Futebol Paranaense, como Fabinho, de Loanda; Érico, Thiago Leão e outros.

Surgiram muitos atletas profissionais tanto no Futsal como no Futebol. Exemplos: Bruno Rafael, Luiz Fernando, Lucas, Saad e outros.

Muitos atletas pararam de atuar e tornaram-se técnicos. Alguns técnicos que faleceram: Nino (Santa Mônica), Cristiano (Loanda), Miller (Santa Isabel do Ivaí) e Adriano (Lenon) que colaborou em várias equipes, Rose (Paranavaí e Alto Paraná).

Equipes que não existem mais: AACC (Nova Londrina), Embaixadores do Rei (Nova Londrina), Mercado Castelli (Marilena), Sisitua (Nova Londrina), Santa Isabel do Ivaí, Guairaçá, Palmeirinha (Loanda) e outras.

Na foto em destaque, com dirigentes das equipes filiadas.

Paranavaí 09/06/2020